Site do SINPROESEMMA do Maranhão lança nota de repúdio contra agressões verbais feitas por nora da diretora de uma escola a uma professora.


Após a greve nacional que parou a educação pública brasileira por três dias, na semana passada, professores e funcionários de escolas que aderiram ao movimento começam a sofrer represálias nos seus locais de trabalho. As reclamações recebidas pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) vão de difamações feitas por diretores até ameaças de transferências de escolas.

Em Grajaú, por exemplo, a professora Kelly Lima, que faz parte do núcleo do Sinproesemma no município, denuncia que na quarta-feira, 14, primeiro dia nacional de greve, sofreu constrangimentos. A professora estava divulgando as atividades na região aos colegas quando foi surpreendida por palavras de baixo calão, proferidas pela nora da diretora da escola. “A diretora não se conformou com a paralisação e a sua nora atacou verbalmente todos os nossos colegas”, conta.

O constrangimento não foi suficiente para agredir a educadora que leciona aulas de inglês em Grajaú. Outra retaliação do Estado foi de caráter financeiro. “Já retiraram a minha dobra, estou sendo perseguida”, lamenta. A professora também denuncia que está recebendo ameaças após participar das atividades da greve nacional. “Ontem, ameaçaram-me trocar de escola. É horrível”, afirma.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, avalia que retaliações pós-greve não cabem na atual democracia, defendida pela entidade: “Vivemos num país democrático onde é preciso respeitar a liberdade de ir e vir. Pela Constituição Federal é assegurado o direito à greve. Não é possível conceber represálias de um gestor da rede”, argumenta. A direção do Sinproesemma considera, ainda, que esse tipo de atitude é irresponsável. “Diretores não são os donos das escolas. O Sinproesemma vai recorrer à Justiça”, afirma.

Fonte: Site do SINPROESEMMA

3/Post a Comment/Comments

e nem os professores:e os alunos como fica.nimguem os respeita,na praça raimundo simas. não era uma manifestação de professores, sim de políticos.
Thayanna disse…
O descaso e desrespeito pelos professore e seus direitos infelizmente só aumenta :/ ta ai mais um exemplo.
dody disse…
e uma palhaçada oq esta acontecendo deveria ser a profissao mais respeitada,mas nao,e a profiçao mais esculaxada,governo inutil.