Projeto criado pela prefeitura de Grajaú está em pleno funcionamento


Projeto Balde Cheio (Uma tecnologia recente de gestão de propriedade) desenvolvido pela EMBRAPA e SEBRAE, está sendo implantado no Município  de Grajaú - MA
Inicialmente, o projeto é direcionado aos produtores de Leite, e Grajaú faz parte de um Grupo de 20 Municípios assistidos e que na gestão anterior não recebia atenção , agora depois do projeto apresentado pela SEDRAP Secretaria de Produção. O Prefeito Capitão Otsuka não hesitou em autorizar a implantação de mais um presente para a população rural, que precisava se adequar às condições de fornecimento conforme consta na (IN 62 MAPA) - Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento até-2016.

Técnicos da SEDRAP estão se desdobrando para além de presentear a população rural nestes 203 anos com o Projeto Balde Cheio contam também com o apoio do Prefeito Capitão Otsuka, implantando A PRIMEIRA ORDENHA MECÂNICA do município.
O programa consiste no repasse das melhores tecnologias desenvolvidas no Brasil, com o objetivo de tornar mais lucrativa as atividades leiteiras, bem como qualquer outro  componente no ramo da agropecuária com o objetivo de otimizar  à produção  em pequenas áreas e aumentar a renda do produtor, utilizando uma metodologia inovadora, na qual uma propriedade leiteira de cunho familiar transforma-se numa ¿sala de aula prática¿, denominada UD (Unidade de Demonstrativa). Desde o ano de 2010, a prefeitura municipal de Grajaú vinha tentando implantar o projeto balde cheio.

Conseguimos a primeira unidade na propriedade do Sr. Nego da Marculina no P. A. Vale do Barbosa, a referida unidade funciona no sistema de sequeiro pois a disponibilidade hídrica é insuficiente.
O Prefeito Capitão Otsuka e sua comitiva visitou uma unidade que começou a funcionar, sendo a unidade demonstrativa na chácara Lírio dos Vales de propriedade do Sr. Alcebíades.

A princípio a área comportará 10 vacas em um há, o que pode ser aumentado gradativamente, a exemplo de Porto Franco onde a uma propriedade que comporta 24 matrizes por há. Vale ressaltar mais uma vez  que balde cheio é gestão de propriedade e pode ser aplicado nos mais diversificados segmento de produção... Olericultura, fruticultura, animais de grande e pequeno porte, etc..

Mais os benefícios nestes 203 anos não são apenas para os pecuaristas. O prefeito autorizou a SEDRAP a instalar 5 kits de irrigação que estão sendo montados para fins comunitários e que a agricultura familiar agora terá mais certeza de plantar e colher.
Finalmente, precisamos viver 203 anos para projetos importantes serem implantados no município e que servirão para transferência de tecnologia aos produtores locais, evitando gastos em visitas aos projetos similares desenvolvidos pelas cidades contíguas. ( O SECRETÁRIO ANTONIO CARLOS  AFIRMA ESTÁ BASTANTE OTIMISTA , POIS ACREDITA EM BONS RESULTADOS A PARTIR DO INCREMENTO DE TECNOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO IMPLANTADAS E TRAZIDAS PELA PREFEITURA ATRAVÉS DA SEDRAP).


0/Post a Comment/Comments