16 carretas pau de arara do Maranhão foram presas na PRF com 1.500 pessoas.


Os 1.500 romeiros que deixaram o município de Codó para segui até Canindé, para visitar a cidade santuário de São Francisco das Chagas onde pretendiam cumprir suas promessas, foram impedidos de seguir viagem ao chegarem em Teresina. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã desta quarta-feira, as 16 carretas paus de arara que transportavam os fiéis.
A PRF do PI não permitiu a passagem dos veículos, mesmo os motoristas estando de posse de documentos emitidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília/DF liberando o transporte pelas rodovias federais. A justificativa dada pela instituição foi de que a documentação só tinha validade para circulação dentro do Estado do Maranhão. Os romeiros ficaram revoltados com a decisão, mas não tiveram outra alternativa, senão, voltarem pra casa.
Esta foi à pela primeira vez, em 33 anos que os devotos de São Francisco ficaram sem fazer parte do festejo religioso em Canindé. A coordenação da romaria informou que todas as medidas foram tomadas as exigências feitas pela equipe que realizou a fiscalização foram sanadas. Segundo a coordenação, assim que as dificuldades foram apontadas com os problemas para emissão das licenças, foi mantido contato pessoalmente com os romeiros para que trocassem os paus de arara por ônibus, mas ninguém aceitou porque o sacrifício faz parte das promessas feitas ao santo.

Os romeiros deverão chegar a Codó na manhã desta quinta-feira (16).

0/Post a Comment/Comments