A Honda anunciou
uma novidade para o mercado nacional. Trata-se da NXR 160 Bros. Além de um
motor completamente novo e de maior capacidade cúbica – já atualizado conforme
o Promot 4 –, a motocicleta on/off-road recebeu, também, algumas alterações
estéticas.Começando pela parte dianteira, a nova carenagem está agora integrada
ao farol.
O painel de
instrumentos é totalmente digital e conta com todas as informações necessárias,
como velocímetro, tacômetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível
e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico. Já o
tanque de combustível, que permaneceu com a capacidade de 12 litros, ganhou um
design mais compacto, bocal aeronáutico e agora inclui bomba de combustível
interna. Além disso, adotou novas carenagens laterais mais encorpadas, que dão
à Bros um aspecto de moto maior.
Outra novidade na NXR 160 Bros em
comparação ao modelo de 150cc é o assento mais estreito e próximo ao tanque,
com altura de 842 mm em relação ao solo. De acordo com a companhia, o guidão
ganhou novo posicionamento e está mais baixo, próximo ao piloto. A rabeta foi
inspirada na XRE 300 e incorpora uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D e
uma nova alça para o garupa, remodelada e mais resistente. O novo escapamento
foi reposicionado, dando à ponteira um maior ângulo de inclinação.
Projetado e
desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor
monocilídrico OHC (comando único de válvula) da nova Bros tem 162,7 cm³ de
capacidade, é arrefecido a ar e conta com balancins roletados para diminuir
atrito e vibrações, além de injeção eletrônica PGM-FI. Assim como a cilindrada
do motor, a potência e torque declarados também subiu. Quando abastecido com
etanol, o novo motor da Bros é capaz de produzir 14,7 cavalos de potência as
8.500 rpm e torque de 1,6 kgf.m. Já quando roda com gasolina, o propulsor gera
14,5 cv as 8.500 rpm e torque de 1,46 kgf.m aos 5.500 giros. Para comparação, o
modelo de 150cc fazia 14 cv e 1,53 kgf.m com etanol, e 13,8 cv e 1,39 kgf.m com
gasolina.
O quadro
utilizado pela nova NXR 160 Bros é do tipo semi-berço duplo em aço. Segundo a
Honda, uma nova medida do ângulo de cáster resultou em uma maior distância
entre eixos (3 mm) e o novo modelo está agora com 1.356 mm. As suspensões
continuam as mesmas. Ou seja, garfo telescópico dianteiro com 180 mm de curso e
balança monoamortecida com curso de 125 mm, que permite ajustes na pré-carga de
mola. Os pneus utilizados continuam nas mesmas medidas 90/90 aro 19 na frente e
110/90 aro 17 na traseira.
A Honda NXR 160 Bros conta com duas
versões. A “ESDD” e a “ESD”. Ambas conta com disco dianteiro de 240 mm, mas só
a “ESDD”, a topo de linha, ganhou disco simples de 220 mm também na traseira.
Produzida em Manaus (AM), a Bros 160 estará disponível nas cores preta,
vermelha e branca. Os preços sugeridos pela marca são de R$ 9.350 para a ESD e
R$ 9.650 para a ESDD sem frete e seguro.(por Roberto Brandão Filho)