Mais de 300 mil farão provas do ENEM no Maranhão.


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas hoje e amanhã em todo o Brasil. No Maranhão, 305.470 candidatos estão inscritos no exame e se prepararam desde o início do ano para terem um bom desempenho nas provas. Ontem, o dia foi de salas lotadas nos cursinhos da capital. Muitos jovens aproveitaram para fazer a última revisão do conteúdo das disciplinas. O dia foi movimentado também nas escolas que servirão como locais de provas. Os candidatos devem ficar atentos ao horário. No Maranhão, as provas terão início ao meio-dia, em horário local. Os portões serão abertos às 11h.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA) adotam o Enem como única forma de acesso aos seus cursos de graduação, desde 2009, quando o exame passou a ser utilizado como forma de ingresso ao ensino superior. Por isso, Manuel Neto, que fará o exame pela terceira vez, está estudando 8 horas por dia desde o início do ano. Ontem, ele participou de uma aula de revisão que reuniu cerca de 260 candidatos.
O aulão, que ocorreu das 8h às 14h, foi organizado pelo Pré-vestibular Evolução e foi a última oportunidade de os candidatos tirarem suas dúvidas com os professores. Pretendendo cursar medicina e sabendo que a concorrência é alta, Manuel Neto informou que continuaria estudando em casa. “Eu vou treinar redação até por volta das 17h, porque redação e matemática são minhas principais dificuldades, depois vou descansar para acordar bem para as provas”, disse.
Nas escolas que servirão como locais de provas, a sexta-feira foi de preparação. Nas salas foram disponibilizadas cadeiras conforme o total de candidatos, fixadas a relação com o nome dos inscritos e feitas sinalizações para facilitar a localização dos concorrentes. A Polícia Militar (PM) fará o policiamento dos locais de prova para garantir a segurança dos candidatos e coibir condutas vedadas conforme prevê o edital do Enem 2014. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas às 11h, horário local.
Transporte – A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), garantiu que a frota de ônibus do sistema integrado de transporte coletivo funcionará com quantitativo igual ao dos dias úteis durante os dois dias de realização das provas. Também serão disponibilizadas equipes de agentes de trânsito hoje e amanhã nos principais polos geradores de tráfego das vias da capital.
A operação terá início a partir das 9h e visa facilitar o fluxo de veículos que será intensificado pelo deslocamento dos participantes do Enem. Na ação, os agentes vão monitorar as principais rotatórias da cidade, pontes e outros polos geradores de tráfego. Em relação ao fluxo de trânsito com destino à região Itaqui-Bacanga, serão posicionados agentes de trânsito para monitorar a rotatória do Bacanga.
Exame vai ter quatro testes objetivos mais a redação
O Enem tem quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. Hoje, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O candidato tem 4h30 para responder todas as questões. Amanhã, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias e o tempo para conclusão da prova é de 5h30. A prova do Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação.
Antes de iniciar as provas, o candidato deve verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas. O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões, sob risco de eliminação do seletivo. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.
Caneta preta – O cartão resposta deve ser marcado com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes no endereço eletrônico www.inep.gov.br até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, dia 12. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
8,7 milhões de candidatos inscritos no exame no país
Brasília - Mais de 8,7 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje e amanhã, em 1,7 mil cidades do país. Serão 17,3 mil locais de aplicação e 242,9 mil salas. Mais de 17,3 mil detectores de metal serão usados nos locais de prova. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, todos os locais de aplicação terão pelo menos um aparelho e o objetivo é evitar fraudes.
Os candidatos não poderão portar equipamentos eletrônicos durante a prova. Aqueles que o fizerem serão eliminados. No ano passado, 47 candidatos foram eliminados por publicarem fotos e textos nas redes sociais e por portarem eletrônicos.
“Será o mesmo processo do ano passado. Vamos fazer este ano com mais rigor. Qualquer tentativa de fraude será coibida, e aqueles que quiserem fazer isso têm que ter consciência de que podem ser eliminados”, diz Paim.
Marcapasso – Os detectores poderão ser usados a qualquer momento, como previsto no edital. Para os candidatos que têm algum impedimento de serem submetidos ao procedimento, como aqueles que utilizam marcapasso, deverão levar para o exame um laudo médico.
“O Enem é um exame que a cada ano vem se consolidando, e representa para cada jovem e pessoa, que participa, a experiência de ter acesso ao ensino superior e educação profissional”, diz Paim, ressaltando que cresce a responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a segurança e estabilidade do exame.
Números
8,7 Milhões de estudantes inscritos no Enem em todo o país
305.470 Candidatos inscritos no exame no Maranhão neste ano
17,3 Mil detectores de metal serão utilizados nos locais de provas
17,3 Mil terão locais de provas em todo o país
De: O Estado MA


0/Post a Comment/Comments