Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Artigo de Marcio Viana: A quem interessa o fechamento da maternidade do Hospital São Francisco?


Assistindo a reportagem da TV Mirante sobre o fechamento do Hospital São Francisco de Assis, tenho me perguntado a quem interessa o encerramento dessa Casa de Saúde tão importante para o desenvolvimento do município e região. A grande maioria que tem sofrido com o encerramento das atividades ou uma minoria que tem sido beneficiada com os recursos que eram para ser direcionados à conservação da maternidade?

O Hospital São Francisco foi construído em 1950, a partir de uma iniciativa do então médico capuchinho Frei Alberto Bereta que dedicou a maior parte da sua vida ao atendimento de pessoas carentes sem pedir nada em troca. Um verdadeiro ato de amor e abnegação ao próximo.

A Carta Magna no seu artigo 6º diz: são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o 
trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Deste modo é direito de todo e qualquer cidadão usufruir desses direitos e dever do poder público federal, estadual e municipal zelarem pelo cumprimento desse preceito constitucional.

Quando temos o pleno cumprimento das leis constitucionais em um município, estamos diante da verdadeira política aristotélica, ao contrário, desembocaremos na velha politicagem maquiavélica que dar-se-á quando os verdadeiros princípios democráticos são invertidos em nome de uma minoria que visa seus próprios interesses. Ao afirmar isso queria responder a pergunta acima lançada: a quem interessa o fechamento da maternidade do Hospital São Francisco de Assis? Com certeza a uma minoria de pessoas patrimonialistas da cidade de Grajaú que têm se beneficiado com os recursos da saúde municipal apenas para aumentar o seu patrimônio pessoal.

Assim sendo, é mister explicar o termo patrimonialista, colocado para fazer referência a algumas pessoas que exercem cargo de confiança no atual governo municipal e tem utilizado os recursos públicos para favorecer interesses familiares.

Como explicação, posso dizer que o verbete patrimonialismo é uma herança maldita do sistema colonial, pois, desde o regime imperial há uma confusão entre o que é público e o que é privado. E isso perdura hoje, em todas as esferas da República Federativa do Brasil, vide último escândalo Petrobrás onde interesses privados sobrepujaram necessidades públicas.

Portanto, precisamos mobilizar a sociedade civil organizada de Grajaú que se encontra nesse momento inerte e recorrer às instâncias superiores: governo federal e estadual para que a maternidade seja reaberta e volte a atender as gestantes dessa importante região.


Com Grajaú de Fato

*Professor Marcio Viana é filósofo e colunista do Jornal Grajaú de Fato

0 comentários:

MAIS POPULARES.

EM PLENO FUNCIONAMENTO A NOVA UNIFARMA.

EM PLENO FUNCIONAMENTO A NOVA UNIFARMA.
AV: José Rodrigues da Costa N° 103 Bairro Canoeiro Fone: (99) 3532 7179

NOVAS INSTALAÇÕES, ATENDIMENTO ESPECIAL.

NOVAS INSTALAÇÕES, ATENDIMENTO ESPECIAL.

TORRES CONSTRUÇÕES

TORRES CONSTRUÇÕES
AV. Hilton Nunes nas proximidades da reseidência do Sr. José das Graças, via de acesso ao terminal Rodoviário.

PIZZARIA: EM NOVO ENDEREÇO, BR 226 AO LADO DO HOTEL CONFIANÇA.

PIZZARIA: EM NOVO ENDEREÇO, BR 226 AO LADO DO HOTEL CONFIANÇA.
Entrega Domicilio.Entre em contato pelos telefones e peça já a sua. (99) 8165 1020, (99) 8437 4473, (99)9120 8333, (99)8837 2398.

PIZZA DE TODOS OS SABORES

PIZZA DE TODOS OS SABORES

PAPELARIA ABC

PAPELARIA ABC
Completo sortimentos em material escolar e escritório em geral e informática.

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS
AV. Amaral Raposo N° 826-A BR 226 Bairro Canoeiro Fone (99) 3532 8481

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO
FONE (99) 3532 6131

ALEXANDRE CABELEIREIRO

ALEXANDRE CABELEIREIRO
Centro de Grajaú próximo ao Posto Vitorino Freire.

PIZZARIA ESPERANÇA

PIZZARIA ESPERANÇA
AVENIDA HULTON NUNES RODOVIÁRIO.

BABBALOO CABELEIREIRO

BABBALOO CABELEIREIRO
Localizado na Rua da Mangueira.

..

..
.

FIQUE EM FORMA

FIQUE EM FORMA
Bairro de Fátima às margens da BR 226

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.
No Chaves Tattoo Studio sua imaginação vira arte, estamos localizados em novo endereço Rua Humberto de Campos no Bairro Canoeiro nº 173 A telefones (99) 99186-9614. aceitamos todos os Cartões. Grajaú-MA

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.
.