Arraial do Zé Comeu fecha programação de São João no bairro Expoagra.


Depois de duas noites consecutivas sábado (06) e domingo (07), o arraial do Zé Comeu no bairro Expoagra, encerrou na noite do dia (07) a sua programação com apresentações para o público do local. Uma das primeiras atrações do encerramento foi o pequeno boi do bairro de nome Arctus, o organizador lembrou que a cultura de Grajaú tem que ser mantida, seja ela rica ou pobre, mas, deve ser idealizada com sucesso.

]E isso foi o que os dançarinos do boi mostraram durante sua apresentação no espaço do arraial, com cerca de 20 participantes, o boizinho Arctus que vem enfrentando dificuldades no período em que tem que se apresentar, superou ainda na dança e na coreografia, o que eles 
aprenderam de melhor para mostrar para os moradores do local.

Após a apresentação do boi, a segunda atração do Zé Comeu, foi à quadrilha indígena Zanethuer da aldeia Morro Branco, os indígenas mostraram sua apresentação em pouco mais de 30 minutos, logo após se retiraram do arraial.


Outra atração esperada pelo público foi o grupo de Rip Rop do bairro Expoagra, meninos do local que vem se destacando nas acrobacias que fazem nas danças e Black diversificados, que arrancam suspiros e gritos dos que estão há prestigiar. Sem se importar com a areia do local os jovens que se mostram esforçados no que aprenderam, se jogaram, pularam e, fizeram bonito para os presentes, o grupo aos poucos vai sendo conhecido na cidade e, para quem se desloca de casa para ver a apresentação, fica boquiaberto com o que os garotos são capazes de fazer. Comandado pelo jovem líder Pedro Santos, que é o mais acrobata
do grupo, os garotos não têm tempo para se envolver com o mundo do crime, para eles o maior mundo que eles encontram é, a diversão de forma paramentada, que deixa as pessoas felizes com o que viram e eles orgulhosos com o que apresentaram.

E por fim a última apresentação foi da quadrilha do bairro Mangueira Tradição Junina, que veio com o tema; Babados e Fuxicos, no momento da fuxicada feita por dona Josefa uma personagem da quadrilha, as pessoas se divertiram bastante e, com o conto e, o dançado da rainha do fuxico que vibrou bastante antes da apresentação.

Após essa abertura os componentes mostraram garra e determinação na sua apresentação no arraial, os quadrilheiros agitam, gritam, dançam e mostram para a nação grajauense que dançar quadrilha, é uma sensação maravilhosa, para quem carrega no peito o orgulho de se apresentar bonito.


O Organizador do Arraial Railton Bil, falou em entrevista dessa festa e, como ele se preparou para enfrentar um turbilhão de dificuldades para a realização do arraial; “Tudo que se faz tem dificuldade Djacy, então agente juntou a comunidade e o apoio do vereador Zé Leão e a vereadora Elizabeth Nogueira, juntamente com a Cia Arctus e a igreja que nos cedeu o pátio, então agente lutou correu atrás para organizar, o município entrou com a parte de barracas e transportes para levar e trazer os brincantes, mas a parte de luz, água ornamentação foi toda da Cia Arctus mesmo”. Segundo Railton este é o segundo ano consecutivo e a tendência é, continuar realizando o evento, para que a cultura permaneça viva no bairro Expoagra, sobre o boi Arctus ele disse que contam com poucos parceiros, mas todos os anos vão levando da forma que der certo e que toda a grana arrecadada, será investida no material de confecção do grupo do boi, finalizou o organizador.
















0/Post a Comment/Comments