Salve Diminhas e Forasteiros disputam concurso de quadrilhas do arraial da cidadania no Canoeiro.


Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas juninas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.


Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 



Assim é um pouco da tradição das quadrilhas na região e, como na cidade de Grajaú não podia ser diferente, o São João tem sua tradição diversificada, o estilo pano de chita nos arraiais da cidade, quase não se ver, a festa nordestina caipira deu lugar ao luxo, e a elegância nas danças e roupas moderna das quadrilhas que se apresentam nos arraiais.



Kenedy setor rodoviário, quem deu seu ponta-pé inicial na noite de quinta-feira (04) foi o arraial da cidadania realizado pelo comando da PM de Grajaú no quartel da policia militar no bairro Canoeiro.




Nesta noite de sexta-feira (05) as apresentações da noite foram Salve Diminhas e Forasteiros, ambas concorrendo o concurso de quadrilhas do arraial da cidadania, três jurados observavam detalhadamente cada passo, animação, e outros quesitos que se exigem durante a apresentação.
 Forasteiros realizou um casamento atrapalhado, em seguida os componentes entraram em cena, dando um toque especial na festa, que estava repleta de pessoas que saíram de casa para apreciar as apresentações, assim como beber comer e brincar.



Após o fim das apresentações a festa na quadra do quartel ficou por conta de Wanderson e Cia.









0/Post a Comment/Comments