Caminhada contra as queimadas 2015 saiu na raça por falta de vontade de muitos, mas foi um sucesso.


Assim como nos anos de 2012, 2013 e 2014 o que restou aos olhos do representante do MP em Grajaú, foi só surpresa, pois mais uma vez viu uma quantidade de pessoas que aderiram à campanha contra as queimadas 2015 em Grajaú. Foi uma luta constante que se iniciou no ano 2012 pelo promotor de justiça Carlos Róstão, que encontrou dificuldades em manter a cidade livre dos focos de fogo, tendo em vista que já pegou o andar da carruagem atrasado no ano de 2012, quando deu por si a cidade já não tinha mais o verde.

Mesmo assim Carlos Róstão não desanimou e propôs uma campanha em pleno período de sequidão e calor, onde o fogo se erguia a qualquer momento com facilidade e, por ter colocado em pratica o projeto o resultado veio com uma multidão nas ruas do bairro Vilinha no ano 2012, a caminhada que recebeu destaque na imprensa estadual e nacional, tendo em vista que a cidade de Grajaú perdeu nos índices de queimadas, apenas para Corumbá no Mato Grosso.

Com o resultado do que viu nestes anos passados, o promotor de justiça de Grajaú, montou estratégia para 2015 e garantiu que ia se esforçar até o último suor do corpo para dar continuidade à campanha. E começou uma campanha acirrada este ano contando com apoio de empresários, estudantes e boa parte da população de Grajaú, os índices alarmantes foram tomando rumos diferentes, com uma brigada do IBAMA montada em Grajaú, o serviço começou a se desdobrar para destruir de vez os focos de fogo, que surgiam nos arredores da cidade.

O plano foi lançado, a estratégica foi montada a imprensa se juntou ao MP e o resultado deste ano 2015, não foi como nos anos passados, porque muitos não tem interesse mas, a cidade de Grajaú saiu do ranking de uma das que mais queima em todo o país e melhor ainda, nem se quer apareceu no mapa apontado pelas pesquisas.

E depois de um encontro geral na cidade onde ocorreu o lançamento da campanha, “Queimadas o fogo pega a vida acaba!”, o MP lançou nesta sexta-feira (03) outra caminhada pelas ruas de Grajaú. A programação reuniu alunos de algumas as escolas de Grajaú, e a presença de todas as pessoas que deram total apoio a esta iniciativa do MP (Ministério Público) em Grajaú  que alavancou a esperança de uma cidade verde novamente.

A concentração aconteceu na Praça Antonio Feitosa do bairro Canoeiro, onde jovens com faixas e cartazes, chamavam a atenção para o assunto, em seguida o movimento se dirigiu para o centro de Grajaú, mantido no esquema de segurança pela a Guarda Municipal de Grajaú, os Agentes de Trânsito, e a Policia Militar todos desciam em direção à Praça da rodoviária em um trajeto logo pela BR 226. Por onde passava, o movimento chamava atenção e paralisava o trânsito na BR.

Ao chegar à ponte da cidade, um congestionamento tanto na parte da ladeira do Canoeiro como na parte da ladeira da Expoagra, chegava há aproximadamente dois km tanto de um lado como do outro. O grito de guerra em uma só voz era que de uma vez por todas, colocassem abaixo as queimadas.


A caminhada seguiu para o centro da cidade de Grajaú, onde, teve fim o movimento na praça do terminal rodoviário de Grajaú e ficou na mente de cada um a responsabilidade verdadeira, de que realmente as “Queimadas o fogo pega a Vida acaba”.




0/Post a Comment/Comments