Grajaú sedia encontro do Plano Plurianual 2016 2019 e Orçamento Participativo.


Antes de entrar no assunto queremos começar fazendo uma critica por falhas graves, muitas pessoas ficaram sem crachás e sem se escreverem porque faltou material, o sistema de ar condicionado que estava perfeito antes do evento começar, falhou de vez e deixou muitas pessoas agoniada com calor. O hino de Grajaú que era para ser cantado desistiram de entoar e por fim, desrespeitaram o hino do Estado do Maranhão, quando deixaram tocar apenas uma estrofe, cortando em seguida o mesmo e dando inicio às falas das autoridades, foi um desrespeito às autoridades maranhenses e falta de patriotismo.

A mesa foi composta por varias autoridades presente no ambiente, entre elas a Assessora especial do governador Simone Limeira, o vice-prefeito de Grajaú Abmael Neto, o comandante da PM Cel. Rosário Junior e demais lideranças políticas e comunitárias. O assunto a ser debatido neste encontro no auditório da UFMA, foi justamente a escuta territorial plenária centro maranhense, que teve como objetivo consultar a população do território do centro maranhense sobre suas principais demandas e, priorizá-las para elaboração do plano plurianual e orçamento participativo 2016 2019.

Deste modo, os investimentos em obras e serviços do Governo do Estado na região centro maranhense sejam propostas pela própria população local. Tornando, portanto, imprescindível de todos os presentes na escuta territorial, pois cada representante presente conhece a realidade socioeconômica de sua região e, poderiam reivindicar o necessário. O evento ocorreu das 08h00mi da manhã deste dia (01) de julho às 18h00min e os trabalhos foram conduzidos pelos Secretários e equipes do governo do Estado.

O presidente da Câmara de vereadores de Grajaú Marinaldo do Gessos, disse em sua fala que; o progresso vem através dos homens e mulheres para cada região e município, segundo o vereador Grajaú tem mais de duas mil e quinhentas empresa em atividades na cidade, o parlamentar  disse, como é que podemos falar de desenvolvimento se a MA-006 sentido à Formosa e Arame não for asfaltada?, como é que se pode falar em desenvolvimento se a UEMA que tanto prometeram funciona em um prédio precário no CAIC, desmotivando os universitários. Declarou que ninguém ia imaginar que filho de pobre, pudessem estudar em universidades públicas implantadas pelo seu governo que é o PT que tanto é criticado, o vereador disse que o município precisa de políticas publicas, que não se pode pegar uma policia militar uma policia civil e não dar estrutura e dizer que a conta é do município, mas, destacou que também não pode ser irresponsável em dizer que a culpa é do atual governador.

O vereador disse que já que o governou mandou uma equipe para saber o que queremos, nós queremos uma policia militar com sua companhia própria sem depender de Barra do Corda, declarou que ver o governador do Estado querendo acertar e a mídia criticando querendo que se resolva tudo, quando tem poucos meses de governo, o vereador disse que a segurança tem que ser o foco principal, pois os bandidos tomaram de conta e a policia não dar conta por ser pouca. Lembrou que Grajaú é o segundo pólo gesseiro há qual ele faz parte com muito orgulho e que não podia deixar de participar, mandou dizer ao governador que se conquista o povo é com trabalho e ele vai trabalhar porque acredita no mandatário do Estado finalizou Marinaldo.

O vice-prefeito de Grajaú Abmael Neto representado o prefeito de Grajaú, destacou que o prefeito não estava presente, porque estava justamente em um encontro em São Luís também com o Governador, em busca de recursos e foi anunciado que o mesmo já está viabilizando 07 km de asfalto para as ruas de Grajaú e, inclusive o Secretario de Obras do município, saiu as pressa do local para fazer levantamentos das ruas, para que sejam entregues ao Governador. O vice-prefeito disse que é notório que os municípios do MA estão em dificuldades em meio a esta crise que assola o país, vários municípios e até a capital do Estado com problemas serio na saúde, educação e principalmente na infra-estrutura e, para uma boa resolução é preciso uma parceria com o governo do Estado. E desde que o Governador assumiu, houve tentativa de aproximação do governo municipal e estadual, mas, foi encontrado dificuldades que segundo Abmael possa ter sido pelos motivos dos primeiros meses de governo.

Finalizou que espera realmente a mudança da realidade dos municípios do Maranhão, o governador vai conseguir por em prática os seus planos de governo para um Estado mais justo para o povo.

A assessora especial do Governador Simone Limeira, disse que se sente feliz em ver que o povo do Grajaú e da região, acreditam nos planos de governo de Flávio Dino, se assim não fosse o auditório não estaria lotado. Segundo ela o governo se sente na responsabilidade de desenvolver o estado e que independentemente de partido político o governo é para todos.
Segundo Simone ninguém será excluído, mas, sim fazer parte do governo que é para todos e deu exemplos como; os quilombolas, os negros e índios, pessoas que necessitam de atenção e que devem fazer parte do governo. A assessora disse que assiste de perto do Palácio dos Leões as pessoas chegarem para falar com assessores e depois se dirige ao governador, porque segundo Simone as portas são abertas ao povo e por lá a sociedade do Maranhão é respeitada declarou ela.

A assessora disse que o projeto mais IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está dando certo, que as quatros cidades como: Itaipava, Arame, Jenipapo e Fernando Falcão estão recebendo atenção do governador.

Em entrevista Simone disse que; é com muita alegria que ver o povo presente, o que mostra que o povo está entendendo a mensagem do governador, que é governar para todos e, que o mesmo quer é governar com o povo e para o povo. E o que lhe deixa feliz é que o novo governo dar esperanças aqueles que não o tinha mais, ou seja, levar água nas torneiras, levar energia, educação, qualidade de vida e muito mais, pois o governo é de todos e, em 2016 do orçamento do estado sairá uma parcela para o orçamento participativo, porque tem que ter o orçamento oficial. Simone disse que todas as cidades vão ter atenção, tanto na segurança como no asfaltamento de estradas e que tudo isso, vai para a plataforma digital do governador, para que ele saiba no período de quatro anos se a obra está andando ou não.


O vice-prefeito Abmael Neto afirmou que ver o encontro como de grande importância, porque é nestes momentos que a população tem como reivindicar, aquilo que quer. E dessa forma teremos um governo mais democrático participativo e, é esperado que desse encontro possa sair bons frutos do governo de Flávio Dino. Segundo o vice-prefeito hoje você anda em Grajaú e ver diferença na infra-estrutura da cidade, que foi feito com recursos próprios do governo local é, por estes motivos que o governo de Grajaú necessita da parceria com o governo Estadual, para que tudo seja organizado de acordo com essa ligação e que só assim; dando atenção a esta parceria é que o governador irá realizar o sonho dele de fazer um Estado melhor, declarou Abmael.

0/Post a Comment/Comments