Sec. de Saúde do estado emite nota sobre a morte de Vinicius de Barra do Corda


A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota esclarecendo sobre o tratamento do jovem Vinicius Cordeiro Carvalheido que morreu na última sexta-feira (12), em São Luís. De acordo com a SES, ele fazia tratamento de Leucemia no Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho desde novembro do ano passado. O caso de Vinicius necessitava de um transplante de medula, onde todos os irmãos foram testados e, infelizmente, nenhum era compatível para doação. Diante da situação, o hospital fez o cadastro de Vinicius no Banco Nacional de Receptores de Medula Óssea, mas até a última sexta-feira (10), ainda não tinham encontrado doador compatível.

De acordo com a nota, na última terça-feira (7), Vinicius foi internado no Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho, onde a médica hematologista que fazia o acompanhamento do caso verificou a baixa quantidade de plaquetas em seu organismo. No dia seguinte (8), solicitou ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), diretamente pelo sistema de regulação interna disponível entre as duas unidades estaduais (hospital e Hemomar), sete bolsas de plaquetas filtradas. Por serem filtradas, o conteúdo das bolsas de plaquetas são menores que as normalmente usadas para a coleta de sangue. É importante ressaltar que existem duas formas de transfundir as bolsas de plaquetas: de uma por uma ou colocando o conteúdo todo o conteúdo das bolsas em um recipiente maior chamado ‘POOL’.

Nesse dia foi escolhido utilizar o ‘POOL’, que foi transfundido na mesma data da solicitação, segundo a médica hematologista. Já na quinta-feira (9), foram solicitadas ao Hemomar mais sete bolsas de plaquetas concentradas, desta vez, sendo transfundidas de uma por uma, na mesma data. Infelizmente, Vinícius faleceu na sexta-feira (10) de choque séptico (infecção generalizada) em decorrência da quimioterapia utilizada no tratamento de Leucemia. A Secretaria Estadual de Saude informou que em nenhum momento Vinícius deixou de ser transfundido em quantidade adequada à situação clínica durante o tratamento. O hospital possui todos os registros transfusionais no prontuário médico de Vinícius, além dos protocolos de entrega das plaquetas direcionadas ao jovem com datas, quantidades, especificações e horários feitos pelo Hemomar.

Sobre o atendimento recebido no Hemomar na quarta-feira (8) relatado pelo pai do jovem Vinícius, divulgado por meio de redes sociais, a SES informa que foi aberta hoje (13) uma sindicância para apurar as denuncias feitas pelo pai no tocante ao atendimento.

Fonte: Idifusora.com

0/Post a Comment/Comments