Prefeito de Amarante atira em idoso por causa de disputa de terras


A ação inesperada da prefeitura de Amarante/PI deixou os moradores do bairro Balão, naquele município, assustados. Depois de avisar aos moradores que pretendia reaver o terreno, homens da prefeitura, segundo moradores, liderados pelo próprio prefeito Luiz Neto, voltaram com tratores e tentaram até derrubar as residências das famílias.
Quem faz esse relato é o lavrador José das Dores, vizinho do idoso baleado na tarde de ontem durante a disputa que teria envolvido diretamente o prefeito da cidade. Luiz Neto é apontado como suspeito de ter atirado em um lavrador de 76 anos, identificado como José de Brito. Os dois se desentenderam e, segundo a família da vítima, o prefeito sacou uma arma e acertou a mandíbula do lavrador.
“O local é da Aeronáutica e todos os outros prefeitos iam nos mudando de local, mas sem violência. Nós trabalhamos aqui e com a produção vamos vivendo. O conflito de ontem iniciou em janeiro, mas sem solução. Há uns quatro dias atrás uns assessores do prefeito foram ao local e falaram que a prefeitura ia precisar da área e que eu tinha cinco dias para colher minha plantação. Eu pedi mais para que pudesse fazer alguma coisa”, disse José das Dores ao tentar nos explicar toda situação.
Ele segue seu relato informando que o próprio prefeito teria dado ordem para devastar as plantações. “Fui surpreendido ontem com a ação, sem que eu tivesse retirado meus legumes. Perdi tudo. O prejuízo passa de R$ 100 mil, pois havia no local plantação de milho, caju, manga, tamarindo, pitomba, mais o investimento que fiz na limpeza. Foi muito triste. Ontem a tarde estive com o prefeito Luís Neto e até conversei com ele, mas acho que ele iria passar o patrol de qualquer forma. Se eu tivesse reagido poderia ter sido alvo. Agora não sei como essa situação será resolvida. Eu e o seu José de Brito sempre trabalhamos no local”, relatou o agricultor, que recebeu a reportagem em sua residência, mas que preferiu não ter sua imagem divulgada.
O lavrador José de Brito, de 76 anos, segue internado no Hospital de Urgência, ferido também com golpes de faca na região do pescoço. Ao 180, a esposa de José de Brito informou que ele deve passar por procedimento cirúrgico. De acordo com a assessoria do HUT, o lavrador passa bem. Os médicos realizaram uma sutura no ferimento, e agora ele receberá doses de antibióticos para só então, passar por cirurgia devido a fratura na mandíbula.
Em entrevista concedida na delegacia da cidade, o advogado Igor Martins, que representa o prefeito, disse que ele agiu em legítima defesa. Negou que o gestor esteja foragido e informou que pretende apresentar seu cliente à polícia. “Ele não está foragido, o prefeito está em casa atendendo normalmente. Ele agiu em legítima defesa e estamos tentando contato com o delegado da cidade para marcar um horário quando o prefeito deve se apresentar”, disse.
Uma das versões extraoficiais sobre o caso dá conta de que a prefeitura havia doado um terreno para José de Brito, e que não teria sido ocupado. Agora, o prefeito de Amarante do PI, tentava reaver a propriedade. O lavrador teria então sacado a arma e efetuado disparos contra o prefeito, mas sem sucesso. Como revide, o prefeito teria atirado, acertando o maxilar do idoso.
Maria das Graças da Silva havia procurado a delegacia de Amarante ainda ontem para registrar um boletim de ocorrências contra o prefeito, mas acabou recebendo apenas uma documentação para exame de corpo de delito. Nesta manhã ela voltou à delegacia para enfim registrar o B.O. e , ela confirmou a versão de que o disparo contra seu esposo teria sido efetuado pelo prefeito Luiz Neto.
“A intenção dele era matar meu marido, cortar a cabeça dele”, disse a lavradora, ainda nervosa com o ocorrido. Ela conta ainda que José de Brito, no caminho para Teresina, chegou a desmaiar.
“Ele disse que ia mandar passar com o patrol [trator] por cima do meu pai no instante que ele [o prefeito] estava destruindo toda a plantação da propriedade”, afirmou Jocenildo Brito, filho da vítima, ao portal local Somos Notícia.

Outras doze pessoas fazem parte do loteamento em disputa. A intriga estava acontecendo há tempos, segundo os familiares, envolvendo a todos os integrantes do espaço que tem aproximadamente 12 hectares.

0/Post a Comment/Comments