Site sediverte denuncia Poluição no rio Grajaú

O ser humano é o animal terrestre que mais dependente da água, pois o liquido é a substância mais importante para a vida, não há um organismo sequer que sobreviva sem água.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras polares e neve das montanhas, restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
A poluição hídrica é um fator agravante, pois os rios são poluídos por esgotos domésticos, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água, havendo assim um grande desperdício desse recurso natural.

O rio Grajaú vem sofrendo com estes poluentes há aproximadamente 30 anos, o que causa um desequilíbrio ambiental grave, pois houve uma redução da qualidade da água disponível para o consumo humano.
Os problemas da queda do nível da água do rio estão diretamente relacionados ao desmatamento, pois o assoreamento reduz ainda mais o volume de água. O rio sofre um processo erosivo causado pelo homem, visto que provoca o desmatamento do leito do rio para a implantação de pastagem.

Outro fator agravante são os esgotos não tratados, uma vez que possuem fezes humanas, produtos de limpeza, resíduos hospitalares, entre outros, e são diretamente jogados ao rio, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas.
Pescadores utilizam lagoas e rios como o seu meio de sobrevivência. A poluição do rio vem trazendo prejuízos financeiros aos mesmos e também as suas famílias.

A diminuição dos cardumes no Rio Grajaú é uma questão enfrentada pela colônia de pescadores. Os mesmos afirmam que este problema é decorrido da poluição das águas do rio.

“O rio já teve muito peixe. Com o passar dos anos, diminuíram por causa da poluição e pelo baixo volume de água. Acho que as futuras gerações não vão poder ver peixe nesse rio. A cada ano a situação piora”, diz Zé da Santana.

Com: Sediverte.com


0/Post a Comment/Comments