SOCORRO: Moradores pedem socorro ao MP para salvar o rio Santana que está por um fiasco.


Foi com grande impacto que a produção do De Olho em Grajaú, recebeu as fotos trazidas pelos moradores da localidade Fortaleza da situação do rio Santana, que corta a MA-006 e desce seu rumo objetivado.  As fotos mostram o rio por um fiasco gritando e agonizando a sequidão e lamentando a retirada de suas águas para criatórios e irrigação.

Os moradores do povoado Fortaleza que fica as margens da MA-006 próximo à ponte, choraram quando contavam à redação do De Olho em Grajaú a situação do rio, eles disseram que vivem das águas do Santana e da pescaria. Informaram estarem assustados, pois o único poço na localidade já secou e eles dependem das águas do rio para sua sobrevivência neste período de estiagem.

Eles denunciaram que empresários do estado do Paraná, são os proprietários das várias bombas instaladas nos rios, segundo eles as bombas abastecem criatórios de peixes e favorecem a irrigação no plantio das propriedades e, afirmam que não é só estas bombas das fotos que, existem mais ainda. Os moradores disseram que resolveram denunciar, porque não suportam mais esse estado de calamidade em que estes empresários estão colocando o sistema natural do meio ambiente e, ainda porque sabem que o MP (Ministério Público), tomou medidas com relação à lagoa do Povoado Aldeia Velha, que estava nas mesmas condições.


A população do local afirma que querem com urgência as providencias, nem que sejam do IBAMA, pois, não irão suportar ficar sem água natural que compõe o ciclo da vida da natureza e do homem.







1/Post a Comment/Comments

Unknown disse…
Muito triste vê um Rio nessa situação lamentável mesmo.