Publicidade

CAMISETAS PSBILLONARTES

CAMISETAS PSBILLONARTES

NATAL PARAÍBA

NATAL PARAÍBA

SHOW NA TELA

SHOW NA TELA

Publicidade

CAMISETAS PSBILLIONARTES

CAMISETAS PSBILLIONARTES

NATAL PARAÍBA

NATAL PARAÍBA

SHOW NA TELA

SHOW NA TELA

Pesquisar este blog

A CONTENÇÃO: Ministério Público e demais parceiros realiza Conferência para dar um basta nas queimadas da região.


Que o problema das queimadas está em todo o País e principalmente no Maranhão, isso não é novidade. Até porque é a nossa convivência no cotidiano com este problema durante toda a chegada dos meses de estiagem.

E foi justamente para tentar dar um basta na situação, que o Ministério Público realizou uma conferência na manhã deste dia (02) de setembro, no centro da cidade no prédio Grota da Luz. Antes o MP já havia feito algumas caminhadas na cidade, que movimentou entidades, empresários, alunos, professores e outros contribuintes que, clamavam pela interrupção das queimadas em Grajaú e em seus arredores.

Na conferencia participaram além das autoridades, boa parte dos moradores conscientizadores de outros, que não têm o conhecimento dos prejuízos causados pelas queimadas, ou até mesmo os que praticam incêndios por maldade. Na composição da mesa do evento se fizeram presentes: O anfitrião da organização Dr. Crystian Gonzalez Boucinhas, o prefeito de Grajaú Junior Otsuka, o presidente da Câmara de Vereadores Marinaldo Alexandre, o Cel do Corpo de Bombeiros Sr. Teixeira, a promotora de Justiça da cidade de Açailandia Camila Leite, o Secretario de Meio Ambiente de Grajaú Rainon Sabóia, a representante do IBAMA Rosinha Arruda e a Secretaria Adjunta do Estado do Maranhão Liene Pereira.

Em sua fala o promotor de justiça afirmou que; mais uma vez o histórico problema das queimadas é discutido em audiência  pública, por autoridades e membros da sociedade civil e, mais uma vez se busca identificar a origem do problema e em conjunto encontrar a melhor forma de solucionar. Crystian declarou que neste primeiro ano, como promotor da cidade de Grajaú uma incômoda impotência tomou conta de si, desde o inicio de junho ele teria passado a presenciar as queimadas em Grajaú embora, já tivesse ouvido falar, mas, ainda não tinha tido o desprazer de vivenciar. Que dia após dias viu a cidade em brasas e fumaças, mas que felizmente não invadiu casas e comércios.

O representante do MP perguntou até quando iremos ficar no amadorismo, até quando ficaremos de braços cruzados, esperando virarmos manchetes em noticiários nacional e, se iremos esperar para bater a porta só quando o ladrão já tiver levado tudo.

O prefeito de Grajaú declarou que; a audiência serve à  todos e que não é um evento político  pois o mérito é do MP mas, o governo local não poderia deixar de dar apoio e de participar. Segundo o prefeito os incêndios já são costumeiros em nossa cidade, devido à probabilidade da vegetação que praticamente se torna combustível e, infelizmente aparecem os ateadores de fogo e causam essas tragédias. Se isso acontece em nossa região é hora de tomar-se providencias maiores e que, o apoio do governo federal este ano de 2015, foi cessado e ninguém sabe o motivo, mas o importante é formar opiniões para que o dia de amanhã já seja diferente do de hoje com relação aos incêndios.

Segundo Otsuka a cidade de Grajaú é um berço de pessoas educadas e que fica feliz em ver o MP dizer que está tão voltado para nossa cidade, tendo em vista que o órgão tem muito trabalho e nós temos que agradecer esta disponibilidade do mesmo em ajudar à cidade. O prefeito disse que nem tudo é tragédia e que este ano, as queimadas deram uma diminuída e depois aumentaram do nada, até mesmo de forma criminosa. O prefeito declarou que precisamos dar um freio nessa situação e tentar de vez mudar isso, e que só se consegue mudar tentando reverter o quadro com instruções, quando ver alguém praticando o erro, o gestor disse que um ditado popular conhecido é que; “Fogo de morro acima e água de morro abaixo, não tem que segure”, mas que mesmo assim não será impossível da um basta com educação e orientação e principalmente a ajuda de todos.

A Secretaria Adjunta do Meio Ambiente do Estado do Maranhão Liene Pereira argumentou que; logo após a audiência já iriam ficar na cidade durante dois dias, para já interagir esta integração entre Estado e Município, para que possam ser tomadas decisões sobre o assunto. A mesma apresentou um projeto durante sua fala, para que juntos possamos tirar dessa audiência a solução para a situação de queimadas em Grajaú e região.
Em entrevistas o prefeito de Grajaú afirmou que; é um tema discutido há mais de cinco anos e que com a instituição da lei 727 2009, apartir de 2010 começaram a trabalhar este tema, o MP com o poder executivo, legislativo e a comunidade e que até 2014 tivemos a diminuição, mas depois este ano de 2015 os focos se proliferaram muito mais e, o que tem que se fazer é trabalhar as causas pois  uma ação dessas vem ajudar a comunidade. E que muitas pessoas às vezes não sabem nem que atear fogo é um crime, mas, esses eventos ajudam a discutir esta diminuição que, se não conseguir zerar, mas, pelo menos tentar diminuir. Pois este período de agosto e outubro a mata vira combustível e qualquer ponta de cigarro jogado, causa um incêndio de grandes proporções. Segundo o gestor, esse encontro ele acredita que possa gerar uma consciência positiva para o próximo ano de 2016.
A convidada Drª. Camila Gaspar Leite promotora da cidade de Açailandia e Diretora da AMPEM. Informou que foi um evento importante, porque chama a população para ouvir e debater, pois é os moradores que sentem onde o calo aperta. Segundo ela isso é importante porque se chama as pessoas para conscientizar e cobrar os governantes para que eles hajam direito e faça seu papel de ajudar no combate aos focos e na conscientização, pois isso trará conseqüências positivas em um futuro não muito distante. Pois essa audiência além dos parabéns ao Dr. Crystian é de suma importância a atitude tomada por ele para tentar acabar com essa situação que prejudica crianças e adultos, declarou a promotora.

O anfitrião Dr. Crystian Gonzalez disse ao De Olho em Grajaú, que o objetivo foi justamente chamar atenção das autoridades responsáveis do poder público, pelo combate às queimadas para que juntos possamos combater este problema que vem assolando Grajaú. Ele disse que acredita que tudo foi produtivo, porque várias entidades do poder Estadual e Municipal presenciaram a verdadeira preocupação do MP e da comunidade com os focos de incêndios e, o que vai acontecer agora é que tudo seja colocado em prática, para de vez por fim a este problema que só trás prejuízos e transtornos à população de um modo geral.

A Secretaria adjunta de desenvolvimento sustentável da CEMA Liene Pereira, instruiu que; o evento foi produtivo até mesmo pela proporção da audiência, porque envolveu poder público como MP e poder municipal. Que essa deliberação é muito importante porque serão colocadas em prática as parcerias, para dar um basta em tudo que vem acontecendo nãos só em Grajaú, mas em todo o estado e que, membros do governo estadual já ficará por dois dias em Grajaú agendando as possibilidades de ajudar no que for possível para parar com esse indicie de queimadas.


Para a gerente do IBAMA de Imperatriz Rosinha Arruda, a decisão foi bem encaminhada, pois o melhor que se tem a fazer e acatar as idéias que foram dadas e que as reuniões nos interiores e comunidades ajudam muito resolver o problema. Segundo ela falta também conscientização e que não é com o uso do fogo que se vai conseguir limpar uma área, existem várias formas de fazer isto sem haver a necessidade do uso do fogo. E ela declarou acreditar nesse plano que foi traçado, tendo em vista que esta cúpula de representantes públicos juntamente com a comunidade e o apoio do IBAMA, irá chegar há um denominador em prol de toda essa situação finalizou.



0 comentários:

MAIS POPULARES.

LOJA INFORWORK INFORMATICA.

TORRES CONSTRUÇÕES

TORRES CONSTRUÇÕES
AV. Hilton Nunes nas proximidades da reseidência do Sr. José das Graças, via de acesso ao terminal Rodoviário.

PAPELARIA ABC

PAPELARIA ABC
Completo sortimentos em material escolar e escritório em geral e informática.

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS
AV. Amaral Raposo N° 826-A BR 226 Bairro Canoeiro Fone (99) 3532 8481

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO
FONE (99) 3532 6131

ALEXANDRE CABELEIREIRO

ALEXANDRE CABELEIREIRO
Centro de Grajaú próximo ao Posto Vitorino Freire.

PIZZARIA ESPERANÇA

PIZZARIA ESPERANÇA
AVENIDA HULTON NUNES RODOVIÁRIO.

BABBALOO CABELEIREIRO

BABBALOO CABELEIREIRO
Localizado na Rua da Mangueira.

..

..
.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.
No Chaves Tattoo Studio sua imaginação vira arte, estamos localizados em novo endereço Rua Humberto de Campos no Bairro Canoeiro nº 173 A telefones (99) 99186-9614. aceitamos todos os Cartões. Grajaú-MA

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.
.