Publicidade

CAMISETAS PSBILLONARTES

CAMISETAS PSBILLONARTES

Publicidade

CAMISETAS PSBILLIONARTES

CAMISETAS PSBILLIONARTES

Pesquisar este blog

Em quase 12 dias de sufoco FUNAI não dar apoio necessário para combate de incêndio na reserva Arariboia.


O fogo se estende todos os dias e noites na reserva Arariboia, que compõe os municípios de Amarante, Santa Luzia, Bom Jesus, Arame e Buriticupu. Cerce de 50 km de reserva já foram consumidos pelo fogo e, até o momento os integrantes que tentam conter o fogo, reclamam que a FUNAI prometeu socorro imediata e não cumpriu ainda o que disse.

O fogo já chegou à região de Itaipava do Grajaú e atinge também a aldeia Geraldo Toco Preto, da tribo Timbiras Krepym Kateje e, vários homens segundo informações cerca de 70 brigadistas entre o pessoal do preve-fogo, IBAMA, Bombeiros e a comunidade está ajudando e ainda não tiveram sucesso durante estes 10 dias na luta para conter o fogo. O pedido de socorro se espalha nas redes sociais, um grupo criado no What Zapp debate fervorosamente a situação e, todos estão tentando de uma forma ou de outra agilizar com os órgãos uma ajuda para o problema, até o momento quem mais tem lutado pela situação é o vereador de Grajaú Arão Marizê, que está sempre tentando acordo com órgãos responsáveis para dar apoio geral.

Os indígenas estão informando no grupo que até o momento a SESAI que é um órgão responsável para dar apoio aos pólos, não está cumprindo com o que foi acordado entre todos, durante os debates. Está faltando assistência com água, gasolina para deslocamento e o próprio carro dos trabalhos.

Os envolvidos acusam o coordenador da SESAI de não cumprir com o acordo de suporte aos trabalhos de combate ao fogo, outro órgão que está sendo acusado de faltar com o apoio necessário é a FUNAI, pois segundo os indígenas o órgão como responsável pelas tribos, foi informado do caso a todo instante e nunca cumpriu com o prometido.
Há fogo por todos os lados e, os animais estão morrendo queimados pelas chamas, animais como; macacos, cobras, tatus, pacas, bicho-preguiça, pássaros com seus ninhos e outros animais, estão sendo juntados todos torrados pelo fogo na reserva. Um grupo do corpo de bombeiros já chegou a alguns pontos da reserva juntamente com IBAMA e todos os brigadistas da região, para tentar conter o incêndio. Os moradores da região também estão tentando ajudar no combate ao fogo, os fazendeiros estão sendo acionados para que possam contribuir com aceiros em suas terras, para evitar o prolongamento do fogo.



Desesperados os indígenas que estão na luta, apelam para Deus que possa mandar uma chuva, para apagar o fogo que é grande em todos os hectares de terras da reserva florestal Arariboia.


Nesta manhã de quarta-feira (30), ocorreu uma reunião na região do Zutiua, para eleger um coordenador que possa intermediar os acordos para as regiões.











0 comentários:

MAIS POPULARES.

LOJA INFORWORK INFORMATICA.

TORRES CONSTRUÇÕES

TORRES CONSTRUÇÕES
AV. Hilton Nunes nas proximidades da reseidência do Sr. José das Graças, via de acesso ao terminal Rodoviário.

PAPELARIA ABC

PAPELARIA ABC
Completo sortimentos em material escolar e escritório em geral e informática.

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS

MOTO SHOW PEÇAS E ACESSÓRIOS
AV. Amaral Raposo N° 826-A BR 226 Bairro Canoeiro Fone (99) 3532 8481

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO

DRª CLÁUDIA CRISTINA C. CARVALHO
FONE (99) 3532 6131

ALEXANDRE CABELEIREIRO

ALEXANDRE CABELEIREIRO
Centro de Grajaú próximo ao Posto Vitorino Freire.

PIZZARIA ESPERANÇA

PIZZARIA ESPERANÇA
AVENIDA HULTON NUNES RODOVIÁRIO.

BABBALOO CABELEIREIRO

BABBALOO CABELEIREIRO
Localizado na Rua da Mangueira.

..

..
.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.

CHAVES TATTOO NOVO ENDEREÇO.
No Chaves Tattoo Studio sua imaginação vira arte, estamos localizados em novo endereço Rua Humberto de Campos no Bairro Canoeiro nº 173 A telefones (99) 99186-9614. aceitamos todos os Cartões. Grajaú-MA

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.

TODOS OS TIPOS DE DESENHOS PARA SEU CORPO, TUDO HÁ SEU GOSTO.
.