EXEMPLO A SER SEGUIDO: Empresários fazem expedição para conhecer e defender as nascentes do Rio Balsas


Foi realizada neste fim de Semana (05 e 06) de Setembro a I Expedição em defesa das nascentes do rio Balsas, seus afluentes e matas ciliares. Idealizada pelo Empresário e Ambientalista Miranda Neto.

Cerca de 80 pessoas se reuniram para a expedição que seguiu pela MA 006 atravessando os gerais, passando por várias comunidades. Com objetivo da missão educar as pessoas para que evitem o desmatamento a poluição nas margens e leito do rio, e que respeitem a natureza.

O percurso foi feito em camionetes e Jeeps traçados. Com muita dificuldade, acampando em barracas, pessoal dormindo em redes dentro dos carros, debaixo de arvores, sem reclamar, sem medir esforços. Levando a mensagem de preservar e defender as nascentes do rio Balsas e a natureza em geral. Para as crianças, as populações ribeirinhas. Levando atendimento médico, enfermeiros, remédios, equipe do SAMU, brinquedos e alimentos que foram distribuídos pelos expedidores as populações locais.

I Expedição / Mobilização
Nosso evento surgiu de uma ideia que tivemos e lançamos. Algumas pessoas adotaram e se engajaram conosco. Foram mobilizadas inúmeras pessoas que compraram a ideia e correram atrás do objetivo. Empresários, ambientalistas, populações ribeirinhas, polícia militar, corpo de bombeiros, alguns vereadores, e admiradores do rio em geral. Fomos bem recebidos por onde passamos, os ribeirinhos acolheram a ideia e concordam que devemos tomar medidas. Até os próprios agricultores que devastaram ou estão devastando a reserva ecológica que protegem a nascente do rio Balsas, concordam que erraram e alguns estão dispostos também a se engajar na luta de preservação, por que se acabar a água, o rio será pior para todos.
Próximos passos 
Primeiro vamos nos reunir e fazer uma ata da expedição. Um documentário bem detalhado. Colocar no papel tudo que aconteceu. Tudo que conseguimos realizar, o que testemunhamos nas nascentes do rio as
adversidades que existem. Documentar tudo. Organizar as sugestões de solução. Buscar os órgãos. Fazer as denúncias. Dar seguimento ao projeto de preservação e defesa das nascentes do rio Balsas, matas ciliares e seus afluentes. Vamos avaliar algumas falhas que houve e nos programarmos para em breve voltarmos as nascentes do rio Balsas, levando a informação e esperança aos ribeirinhos, para que saibam que tem pessoas preocupadas em mudar a situação em que se encontram o rio e as populações que habitam na região.

Outras expedições
Somos um grupo, vamos nos reunir para organizarmos outras expedições. Voltarmos as comunidades das nascentes do rio Balsas, levando a nossa mensagem, atendimentos médicos, medicamentos, apoio, calcados, alimentos, e acessórios. Em prazo curto e com certeza, todos os anos em Setembro vamos realizar essa expedição.

Ações prevista para o percurso em direção a foz do rio.
Nossas medidas e ações não são designadas só para as a nascentes do rio, mas também para a proteção do rio em todo o seu percurso. Vamos realizar ações, levando a mensagem, medicando, cuidando das crianças, dos adultos, conscientizando as populações ribeirinhas da importância da preservação.


Com: Diário de Balsas

1/Post a Comment/Comments

Unknown disse…
Bela matéria meus parabéns, vamos juntar nossas forças em Defesa do Rio Balsas e do meio anbiente em geral.