Governador inaugura UFMA e diz; O prefeito me pediu para resolver o problema do terreno da UFMA que está na justiça.


Após o lançamento do programa “Mais Asfalto” em Grajaú na tarde do dia (25), o governador e sua comitiva se direcionaram, do Parque de Exposições Zezé Santos, para a UFMA (Universidade Federal do Maranhão) onde, ocorreu a solenidade de inauguração do prédio.

Varias pessoas, inclusive universitários e autoridades, lotaram o auditório do campus para acompanhar a solenidade de inauguração do local. Com a abertura da solenidade com os hinos nacional e de Grajaú, a mesa foi composta pelas autoridades.

A diretora da UFMA Sandra Melo, exibiu em data show, uma breve historia do campus de Grajaú como tudo se iniciou, desde o prédio Darcy Ribeiro onde hoje é a Secretaria de Educação, até o terreno preparado para a construção da Universidade, tudo isso foi mostrando inclusive as primeiras turmas de formandos e as autoridades que contribuíram para esta história, entre elas Mercial Arruda Ex-prefeito de Grajaú.

O professor Dr. Reitor da UFMA Natalino Salgado disse que o momento era de suma importância, porque viu muitos lutadores de plantão na porta da reitoria da UFMA, pedindo um campus para Grajaú e entre esses lutadores, estava o principal que era o jovem Alan Cardeck que pedia a todo instante o campus para nossa cidade. Natalino disse que o ex-deputado federal hoje governador Flávio Dino, foi um dos que mais correu atrás desse sonho para Grajaú, por se tratar de um compromisso firmado na espoca com a classe jovem que lhe apoiaram na campanha, destacou também o ex-prefeito Mercial que contribuiu bastante para esta realização.

Flávio Dino governador do Maranhão declarou que todos estavam assistindo o nascimento de uma bela grande obra, porque Deus quis através de intermédio de centenas de pessoas, pois quem também mais desejou este progresso foram os jovens universitários e estudantes da UFMA e, que hoje o sonho foi realizado. O governador saudou a todos que correram atrás deste sonho, como; Mercial, Simone e muitos outros que lutaram nessa conquista.

O governador lembrou que deixou o cargo de Juiz para lutar na eleição e, correu atrás principalmente de votos em Grajaú por ser terra de seu avô e pediu apoio ao jovem Alan Cardeck e Simone Limeira, que em troca desse apoio pediram um campus da universidade e foi ai que tudo começou. Flávio Dino disse que sem perspectiva de realizar o sonho de Grajaú, uma luz surgiu de ultima hora, o reitor era candidato e pediu seu apoio e o governador declarou que disse: Estou bem agora, porque vou jogar a responsabilidade do campus no reitor e, disse lhe apoio sim se você se comprometer de levar a UFMA para Grajaú então, foi ai que tudo se encaixou e hoje tudo está pronto disse o governador.

Flávio Dino também disse; o prefeito me pediu para resolver o problema da terra do campus, que está na justiça e eu quero dizer prefeito Otsuka, que o Sr. Mande o contador da prefeitura até São Luis que nós vamos resolver esta situação, o governo do Maranhão irá lutar para que essas terras possam ser da UFMA e como o prefeito me disse que não tem dinheiro, nós pagaremos qualquer preço para termos estes hectares, pois o campus vai se expandir, crescer e precisamos de espaço, afirmou o governador. Otsuka entregou os documentos desse impasse para ser assinado pela autoridade estadual.

Após os discursos ocorreu o descerramento da placa com a presença das autoridades do Maranhão, na placa está registrada todo a historia dessa conquista, inclusive os nomes dos que lutaram por ela. Em entrevista o governador afirmou que; é uma alegria porque Grajaú é a terra de seus pais e seus
avós e nessa luta a historia irá continuar, porque ele como conterrâneo irá lutar para que Grajaú continue a receber projetos e, principalmente irá ajudar para a  resolução do terreno do prédio, para que Grajaú possa ter uma universidade que cresça e realize o sonho do povo.

O prefeito de Grajaú Junior de Sousa Otsuka em sua fala para a imprensa, afirmou que todo este trabalho é sinal de esforços e que hoje as coisas estão acontecendo e, só temos que agradecer a Deus e o povo que nos colocou aqui para trabalhar e, estamos felizes de está sendo anunciadas estas obras em Grajaú e de está sendo realizadas na nossa gestão declarou Otsuka.

Natalino Salgado falou que o compromisso do governador for firmado na aquisição do terreno, a UFMA de Grajaú será ampliada para maior comodidade, e deixou dito que para outras cidades não existem propostas de ampliar a UFMA só em Grajaú, porque novos cursos serão implantados em Grajaú, para trazer desenvolvimento e conhecimentos finalizou Natalino.

Quem teve participação na entrevista à imprensa, foi o batalhador na época pela UFMA ex-prefeito Mercial Arruda, que afirmou que isso é um sonho em seu terceiro milênio, o maior presente para Grajaú e para seu povo. Daqui há 200, 300, 500 anos o povo da região ainda estará formando homens e mulheres, para o progresso do estado e futuro do Brasil. Mercial disse que como homem público a educação foi sua maior obra, porque é preocupado com a educação da cidade e a UFMA, não foi a única universidade que ele lutou e sim mais outras três, como; UEMA, IFMA e UAB destacou que isso é referencia e não tem obras mais importantes do que essas e destacou “Grajaú é a capital regional da Educação”.

Após a saída da UFMA o governador ainda visitou as instalações do HGG (Hospital Geral de Grajaú).

0/Post a Comment/Comments