GRAJAÚ: Aeronáutica derruba cercas e toma de volta quintais e terras pertencentes à sua propriedade no antigo aeroporto de Grajaú.


O Comando da Aeronáutica solicitou junto à prefeitura reaver a área do aeroporto. Diante dessa solicitação da aeronáutica, foi informado que haviam muitas casas construídas na circunferência do antigo aeroporto, cerca de 300 casas.
 A prefeitura, através do Prefeito Otsuka e da Secretaria de Habitação, conseguiu fazer um acordo cujo qual implica na construção de um muro em torno de onde ficam essas casas. A construção desse muro terá início ainda esse mês.

Segundo o Secretário de Habitação, Nereu José Mignoni Junior, através de uma articulação entre a Prefeitura de Grajaú e o Comando da Aeronáutica, foi possível auferir uma faixa de 30 metros de cumprimento que será transferida para a população habitante da área da União. 

DEPOIMENTOS DE ALGUNS MORADORES

“Como secretário de habitação, tenho acompanhado essa demarcação junto com o Comando da Aeronáutica. Todos os moradores são cientes de que estavam ocupando a área irregularmente. Não houve nenhuma resistência por parte dos moradores. Foi uma falha de gestores anteriores permitirem essa ocupação indevida. Em razão dessa ocupação, Grajaú se encontra em uma situação de irregularidade. Não temos um aeroporto municipal homologado pela ANAC para operar nos casos de necessidade, por exemplo, se uma pessoa passar mal e precisar de um aeroporto, terá que procurar os aeroportos particulares. Grajaú já possui uma área para a construção de um aeroporto, mediante a dificuldade que esta havendo para conseguir recursos, não foi concretizada. A solicitação para a construção dessa obra foi feita ainda no governo Roseana. Foram quatro prefeituras e somente Grajaú apresentou a documentação da área. Estamos procurando o Governador Flávio Dino e esperamos que ele atenda essa nossa demanda. Enquanto não se constrói esse novo aeroporto, tentaremos fazer com que a ANAC, após a construção do muro, nos homologue essa área do aeroporto antigo para que possamos ter um aeroporto funcionando novamente em Grajaú.”

“Há três anos comprei esta área, mas não sabia que era ilegal. Quando cheguei aqui, já havia moradores e os mesmos disseram que estava tudo legalizado. Não tenho posse de documentos e não sei informar se os outros moradores têm. Desde quando estou aqui, não vi ninguém falando que aqui era ilegal. Pois na área, existe até mesmo uma escola.”

“Cheguei aqui a trinta e nove anos. Tinha uma cerca que dividia a terra da aeronáutica com a terra do município. Inclusive eu trabalhava com o meu pai zelando da pista com a cerca aqui na frente. Tenho consciência de que as pessoas entraram no terreno pertencente à aeronáutica. Acho que o município esta fazendo uma ótima ação para nos favorecer, intervindo junto ao Ministério da Aeronáutica para dar 30 metros para as pessoas que já moram aqui. Entramos em uma área proibida e agora eles estão nos ajudando, não esperávamos isso. A partir do momento em que murarem essa área, haverá um respeito por parte das pessoas para que não avancem mais ainda. Estávamos pensando que seria desabitada essa área, mas com a ajuda da prefeitura do município, conseguimos essa benfeitoria. O prefeito teve um papel decisivo nesse assunto, ele vai ajudar muitas pessoas que iríamos ficar sem ter onde morar. Acho que os outros prefeitos foram omissos com essa situação, pois se os mesmos tivessem proibido essa invasão de início, não estaríamos com esse problema. Mas graças ao prefeito e a Deus, continuaremos tendo nossas casas e poderemos nos manter.”

“Tenho uma casa aqui na área do aeroporto. Quando consegui essa casa, não sabia que tinha problema. Assim que comprei a casa e cheguei para morar aqui dentro, foi que o pessoal do outro lado da rua disse que aqui era invasão, era da aeronáutica. Quando vi estava sem jeito, então fiquei com a casa. Com trinta metros o pessoal da aeronáutica deixando, esta bom, só não quero ter que morar na rua. O dinheiro que eu tinha, usei para comprar essa casa, sem saber que o terreno era da aeronáutica. Visto que havia uma escola aqui próxima a essa área, comprei essa casa para que meus filhos ficassem mais perto do colégio.”

“Comprei uma casa aqui e por alto sabíamos sim que aqui era ilegal. Quem me vendeu a casa disse que enquanto não precisassem do terreno, eu poderia plantar o que quisesse aqui até aonde pudéssemos. A ação do prefeito junto à aeronáutica foi muito boa, pois ficamos com nossas casas.”
“Eu não tenho uma casa aqui, moro de aluguel. Estou aqui há bastante tempo. Alguém invadiu essa área, construiu uma casa e alugou para mim. Tenho consciência de que a pessoa que invadiu aqui não precisa desse terreno, pois ele não mora aqui, simplesmente deixou a casa alugada.”


“Cheguei a essa área do aeroporto em 2003, quando cheguei aqui já encontrei essa escola dentro da área do aeroporto. Os prefeitos que investiram na construção da escola aqui nessa área tinham consciência de que quando a aeronáutica precisasse tinham que desocupar o terreno e entregar as casas do jeito que estivessem sem tirar nenhuma telha. Acho a ação do prefeito correta de nos manter com nossas casas e nos dar um pedacinho de terra, pois assim ele esta amparando o povo que não teria onde morar. Foi um erro muito grande das gestões anteriores construírem dentro de um terreno que pertence à aeronáutica, pois quando ele construiu, o povo invadiu. O que o Otsuka esta fazendo, o Mercial deveria ter feito.”

Com: Sediverte.com

0/Post a Comment/Comments