Grajaú antecipa 07 de setembro e prefeito juntamente com Secretario afirmam que foi normal de acordo com a semana da pátria.


A comemoração do 07 de setembro na cidade de Grajaú, foi igualmente o ano passado de 2014, começando as 06h20min da noite terminando as 09h40min. Dentro dessa programação tem uma vantagem menos sol e, mais conforto no desfile que se estende por algumas horas da noite.

Este ano de 2015 a prefeitura de Grajaú juntamente com a Secretaria de Educação mudou a programação da comemoração, ao invés do dia 07 o governo antecipou a data para o dia 05 de setembro, o que causou susto na oposição e, arrancou comentários de quem não ficou nada satisfeito, mas o importante é que a festa passou naturalmente sem imprevistos.
Este ano boa parte das escolas não participou do desfile, inclusive as escolas do estado. O desfile aconteceu na Avenida Hilton Nunes como o governo esperava que ocorresse e, ocorreu, mas, houve novamente falhas no quesito proteção, ou seja; novamente os moradores que foram prestigiar o desfile voltaram a invadir a via de passagem dos alunos, por falta de proteção nas laterais. O desfile teve dificuldade de se apresentar elegantemente por este motivo e, o local que mais a via foi tomada foi em frente ao palanque das autoridades.

O presidente da Câmara Marinaldo Alexandre em seu discurso de abertura declarou que; a festa foi bem organizada mesmo com a crise que o país está passando e segundo o vereador Grajaú está se organizando e fazendo com que as coisas aconteçam, e isto é importante para o desenvolvimento de nossa cidade, pois segundo Marinaldo, só quem tem a ganhar é a população no momento em que participa desta grande festa.
O Secretario de Educação Rodrigo Guará agradeceu os presentes tanto o povo como as autoridades do palanque, ele agradeceu o empenho de toda a assessoria e todos os contribuintes que ajudaram na organização da festa, assim como o próprio gestor que não deixou de realizar a festa mesmo com a dificuldade que o Brasil passa. O Secretario disse que por mais que a crise nos afete, mas o prefeito nunca deixou de trabalhar em prol da cidade desde o seu primeiro ano de mandato e, desejou um bom desfile à todos.

O Prefeito municipal Junior de Sousa Otsuka, argumentou que de forma simples só tinha há agradecer todos que contribuíram para a realização do desfile, inclusive a população que veio prestigiar os alunos e a Educação. Afirmou que estava feliz porque viu a população que trabalha e torcer a cada dia por uma Grajaú melhor e, foi com essa grande alegria que declarou aberto a semana da independência do Brasil, finalizou.

 Os pelotões de várias escolas passaram em frente ao palanque onde estavam às autoridades, cada escola com suas representatividades e suas homenagens, assim como foram feitas menções aos destaques que as escolas traziam, houve homenagens à pessoas como José Leão ex-vereador que faleceu em um acidente de carro, professor Clewdivan que faleceu em um acidente de moto e o ilustre professor Francisco Dias Dutra (Pachico), que ainda vive entre nós e foi ao desfile em sua cadeira de rodas, conduzido pelos filhos muito emocionado.



Em entrevista ao De Olho em Grajaú o prefeito Junior de Sousa Otsuka disse que; “Nós resolvemos copiar, imitar nossa capital São Luís que geralmente o desfile por lá é dia 05 e hoje se comemora o dia da raça, talvez muita gente não saiba, mas hoje é o dia da raça que na verdade, quando se fala em semana da pátria ela começa do dia 01 e, se encerra no dia 07 é uma semana de comemoração e talvez, muitos ainda não conhecem essa metodologia, que é de se comemorar do dia 01 ao dia 07 e se escolhe um dia para se fazer o desfile. Tudo é natural normal dentro das normas da pátria, este ano em especial agente adotou no dia 05 por uma simples razão, o feriado ele vai cair na segunda-feira, nos teríamos ai que sacrificar na terça-feira que seria a folga dos professores dos alunos e iríamos perder um dia de aula, então em conversa com a Secretaria de Educação, achamos por bem fazer assim por que; alem de dar uma folga maior para os professores e alunos, nós não vamos perder um dia de aula, então terão domingo e segunda para descansar e na terça voltar às aulas e, também muitas cidades resolveram este ano adotar esse método, como Porto Franco, Formosa, Balsas e até mesmo nossa capital então, superou as minhas expectativas e tudo está dentro do calendário da pátria para quem não sabe” encerrou o gestor municipal.

O Secretario de Educação Rodrigo Guará falou; que o mais importante não é a data e sim a participação do povo de alunos e professores e que isso não é novidade só em Grajaú, enfatizou São Luís também, que realizou no mesmo dia 05 e disse que alguns municípios do Maranhão também anteciparam como; Sitio
Novo que foi dia 04 Balsas e outros serão neste dia 06. E disse que o importante é a realização e que a Secretaria está trabalhando sempre para está realizando, porque mesmo com as dificuldades a festa só acontece porque tem a participação de todos, afirmou que fica tenso por medo de dar algo errado, mas Deus ta no comando e tudo saiu como planejado, superando as expectativas.
Foi assim a festa de 05 de setembro da cidade de Grajaú, um desfile fechado com a participação da Igreja Adventista do 7º dia, da Policia Militar, Bombeiros, Guardas Municipal, Agentes de Transito, e Defesa Civil. O desfile se encerrou por volta das 09h40min.


























0/Post a Comment/Comments