Grajaú sedia a 1ª Conferencia dos Direitos das Pessoas com Deficiência.


A primeira Conferencia Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Grajaú, ocorreu no auditório da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Por volta das 09h00min da manhã desta terça-feira (29). Os participantes logo cedo já lotavam o auditório da universidade, eles foram tantos que a própria coordenação se surpreendeu, com essa integração da comunidade civil e classe empresarial na participação do evento.

Várias pessoas com deficiências compareceram de todas as partes da cidade, inclusive deficientes de locais mais distantes como; Imperatriz e outros. O objetivo é unir forças para garantir os direitos dos deficientes em Grajaú e em qualquer outra região, direitos estes como ter rampas de acessos à estabelecimentos de compras e calçadas.

O presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Grajaú, Jorge Hilário Dias Silva disse em entrevista ao DOG, que; primeiro trata-se de um marco histórico onde pela primeira vez, acontece uma conferencia desse porte em Grajaú e, segundo ele o conselho resolveu formar esse evento porque há um prazo, para realizá-lo é neste local que irão apresentar as propostas para que ações no futuro possam beneficiar os deficientes de Grajaú. De acordo com o presidente será tratado também à integração do deficiente no mercado de trabalho, pois o mesmo, não pode ficar dependendo apenas de um beneficio, pois eles também têm direito de se especializar nos trabalhos. Será debatido também educação deles, e rampas nas calçadas da cidade para facilitar o acesso dos mesmos, outro assunto que será debatido é tentar conseguir os cursos de leitura “Brailler” a linguagem de tato e, a linguagem “Libras” dos deficientes auditivos.

Todo o evento envolveu o poder público, empresários, estudantes e todos os interessados pelo assunto, como foi o caso da Srª Gorette Lucena, que declarou que isso marca uma grande lacuna neste município, quando se consegue promover um encontro nessa dimensão, onde todos aprendem a lutar pelos seus direitos como deficientes, ou seja, como eficiente no que fazem e deficiente naquilo que ainda precisa-se conquistar. Segundo Gorette, o seu peito está radiante de felicidade em Deus, por ter conseguido participar deste grande evento de suma importância e, disse que só tem há agradecer a Deus e todos que fizeram isto acontecer e finalizou parabenizando Grajaú.

Para Domingos Bacuri que nunca imaginou participar deste evento como cadeirante, pois ele tinha as pernas sadias e ficou deficiente em um acidente, isso foi e é um marco na sua vida, pois tem que mudar muita coisa como; o cadeirante quer ser dependente, como querer ir a um local de lazer, ou fazer compras e tem que passar pela pressão de alguém dizer vamos eu ajudo..Domingos disse que não existe isto de querer ajudar, pois os deficientes querem ir por conta própria e, exigem que seja feito as rampas que lhes dar direito de ir e vim sem que seja necessário alguém levantar a cadeira. Ele disse que o mais importante nos locais que tem rampas, existem motoristas que estacionam e, isso impede o acesso, segundo Domingos tem que pesar no bolso do motorista, ou seja pagar multas para que possam respeitar o espaço dos deficientes.

O cadeirante Venâncio dos Santos Oliveira reclamou demais do acesso em seu veiculo, que é uma moto três pneus e que os redutores de velocidades como quebra molas, estão sendo construídos fora do padrão e isto está lhe trazendo impossibilidade de locomoção e prejuízos, pois todas as vezes que a moto quebra nas lombadas é um gasto de R$ 200 há 300 reais e ele diz, que nem sempre tem este dinheiro para concertar sua moto adaptada. Ele disse que para está na conferencia pediu um empréstimo de R$ 100 reais e ficou devendo 200 para poder concertar seu veiculo e vim participar do evento. Ele finalizou dizendo que às vezes as pessoas, fazem muitas vezes coisas que impossibilitam o cadeirante, não por maldade, mas por desconhecer que ali prejudica os deficientes.

O professor Francisco Dias Dutra conhecido como “Pachico” disse que hoje essa experiência para ele que já foi sadio das pernas é novidade, mas que temos que nos contentar com o que Deus decide, pois não sabemos o que fizemos para merecer tal situação na qual ele se encontra hoje, junto com os demais deficientes declarou que não é com isso que irá se desesperar, pois, vive feliz e quer tocar sua vida e que não é mais como antes, porque depende das pessoas, mas vive feliz e que tudo isso são provações de Deus para que tenhamos fé e não nos desanimemos na caminhada.

Maria Cléa de Jesus enfatizou que; esse evento tem que trazer avanços porque para o espanto de todos, em nenhum hotel na cidade de Grajaú tem um quarto adaptado para deficientes. Mas as deficiências não são apenas de mobilidade, mas tem também o autista, o síndrome de Down, limitações psicológicas e, segundo ela é necessário levantar uma bandeira de qualidade de vida integralmente, pois sabemos que em nossa cidade tem a APAE tem o centro de reabilitação e o que nós queremos é que estes direitos sejam resguardados.

Maria Cléa disse que a lei do autismo foi aprovada em dezembro de 2012 e por isso ela estava de azul, em homenagem ao seu neto que é autista e, estas pessoas têm direitos e o conselho de Grajaú vai lutar para que eles sejam adquiridos finalizou.

O evento contou com a presença também do vice-prefeito Dr. Abamel Neto, que veio representando o prefeito de Grajaú.

O presidente da associação das pessoas com deficiência Deusamar Guimarães Santos apontou que; é um objetivo maravilhoso, para que possamos trazer reivindicações e trazer projetos para que possam ser aplicados na cidade em prol dos deficientes. Ele ainda disse que se sente feliz com a presença de tantas pessoas importantes que lutam, pelos direitos daqueles que não tem como conseguir facilmente e, uma comemoração como essa, irá sair futuros resultados para toda classe.

O evento deve durar durante todo o dia de hoje (29) e terá fim por volta das 18h00min da tarde.
 







                                                       


0/Post a Comment/Comments