Nação indígena vive o maior sufoco da história na reserva Arariboia na região de Amarante do Maranhão


A reserva Arariboia na região de Amarante, Arame, Buriticupu, Santa Luzia e Bom Jardim das Selvas possuem aproximadamente 338. 000 mil km de extensão em matas selvagens. E há cerca de dois dias um incêndio atingiu a reserva causando prejuízos grandiosos e movimentando até os responsáveis pela FUNAI no Distrito Federal. Os dois dias misturados à noite, foram de caos e sufoco para a pobre brigada Prev-Fogo indígena, que lutou e ainda deve lutar contra o fogo.

Para conter as chamas eles bombeiam água com uma bomba nas costas e, outros usam abafadores e contra fogo, mas a situação ainda é de estrema emergência. Cerca de 20 km de matas já foram devastados pelo fogo, os carros do IBAMA viraram alvo de criticas, por estarem estacionados em pátios ainda esperando serem adesivados, enquanto as chamas queimam sem perdão.

O grupo APIMA (Amigos dos Povos Indígenas do Maranhão), reclamou e se preocupou com a situação no whatzapp onde todos se comunicavam alertando as autoridades, para o perigo que está ainda ocorrendo na reserva indígena. No grupo eles comunicavam todos os âmbitos estadual e federal, de acordo com informações a Aldeia Jacaré da tribo Guajá, foi cercada pelo fogo e, brigadistas e povos de outros hectares de terras, ouviram gritos de pessoas. Enfrentando o fogo e as matas fechadas eles se deslocavam para o lugar dos gritos, onde informações apontaram que duas crianças da tribo Guajá e um adulto foram queimados, estes detalhes ainda não foram confirmados.
Em Brasília o vereador de Grajaú Arão Marizê, acompanhou toda a situação e pediu ajuda juntos com todos que estão no grupo e, algumas entidades se manifestaram para socorrer várias tribos naquela região.


As chamas partiram de mata adentro e, vários povoados também foram atingidos, na medida em que a ajuda não chegar os brigadistas trabalham incansável.

0/Post a Comment/Comments