Infestação de escorpiões afeta moradores do bairro Frei Alberto Beretta


Uma praga de escorpiões tomou conta do bairro Frei Alberto Beretta no setor Canoeiro. Algumas noites o animal invertebrado que tem um dos ferrões mais venenosos da terra, tem se multiplicado dentro das residências, devido o matagal nas proximidades do local. Os moradores acham que o mato está empesteado do animal venenoso e, por isso alguns deles já querem mudar do bairro.

Na noite de quarta-feira (30), uma moradora registrou vários deles em alguns pontos da casa e assim, está ocorrendo em quase todas as residências do local. A população pede que o setor de dedetização, possa passar pelo bairro averiguando a situação, pois está ficando difícil dormir em casa, quando a desconfiança bate, por medo de serem picados a noite na dormida.

COMO EVITAR OS ESCORPIÕES EM CASA.
Geralmente segundo pesquisas, eles aparecem devido o calor a sequidão e, por falta de locais frios úmidos os animais procuram as residências, locais onde há facilidade deles encontrarem lugar fresco e fácil de se esconder.
 Como evitar o aparecimento de escorpiões?
L.C - Os cuidados são sempre procurar na medida do possível fazer a dedetização da residência, eliminar o cupim, a barata e a traça porque esses são os alimentos preferidos dos escorpiões. Fazer a limpeza das caixas de esgoto que ficam na frente das casas. Examinar roupas de cama e banho e calçados antes de usá-los.
Infonet- Qual o ambiente propício para o aparecimento?
L.C- O escorpião é sensível ao calor, ele procura local sombreado, escuro e com a temperatura não muito alta. Pelo dia ele se esconde, mas quando chega à noite, sai para caçar. Eles adoram entulho de obras, casas de alvenaria sem reboco e terrenos baldios. O lixo orgânico deve ser colocado em sacos plásticos e não deixar dentro de casa porque atrai baratas e os escorpiões.
Infonet- O que fazer em caso da pessoa ser picada?
L. C- Procurar um posto de saúde e se possível aprisionar para que o profissional possa identificar que tipo de escorpião a pessoa foi picada. Outra coisa essencial é não entrar em pânico. Já há anos que não temos óbitos por picada de escorpião.
Infonet- Quais os sintomas?
L.C- O mais frequente aqui é o Stigmurus. A picada provoca um inchaço, mas pode ser facilmente controlado com uma pomada analgésica, mas raramente causa problema.
Infonet- Quais ações que podem ser feitas pelo Centro de Zoonoses?

Roseane Campos- Quando ocorre uma denúncia da existência de escorpião, o Centro de Controle de Zoonoses, através dos agentes de endemias e fiscais de higienes vai até o local, para orientar a população sobre como evitar o aparecimento de escorpião, como se proteger da ferroada e o que fazer quando esta ocorrer. Realizamos palestras em unidades de saúde, mostrando os escorpiões que mais aparecem e como evitar à ocorrência destes. Ao receber as notificações de pacientes que tiveram acidentes por escorpião os agentes de endemias realizam visitas para verificar as condições de saúde do paciente e o local aonde reside ou o local o qual foi ferroado se é propício à existência de escorpião. Assim fazendo recomendações e orientações para a comunidade próxima ao local do acidente.

0/Post a Comment/Comments