Secretario de Saúde fala dos avanços na saúde de Grajaú e, como solucionar problemas de pacientes dormindo na porta da Secretaria.


Os moradores de Grajaú denunciaram uma situação que eles, acreditam ser de estrema calamidade pública e, afirmam nunca ter passado por tamanha humilhação. Mas o problema na foto é que realmente os que estão em pé na fila são reais, agora lamentamos informar que a imagem de quem está deitado coberto de lençol foi e é uma montagem em foto shop sem igual.

Dar para se ver que nenhum ser humano deita na quina de uma batente de calçada e, olhando mais detalhadamente se ver os recortes originais nas laterais do lençol. Então para se denunciar seus direitos, não é necessário usar da má fé para demonstrar que tudo está em estado de calamidade, não estamos defendendo o governo, mas temos que ser verdadeiros denunciar os fatos com verdades, sem imagens de façanhas para atrair atenções.

Nosso papel é mostrar a realidade e não enfeitar com imagens inexistentes para poder clamar por direitos, diga-se de passagem que ficamos sem credibilidade, quando algo é alterado para mostrar que existe, sem nunca ter existido. Denuncie à imprensa que mostramos com bom gosto, mas denuncie fatos reais fotos, verdadeiras sem manipulação e, foi justamente por esta situação, que o secretario foi procurado para falar como anda a realidade da saúde de Grajaú, acompanhamos agora a entrevista do Secretario.

DOG; Dr. Marcos desde que o Sr. Assumiu a Secretaria de Saúde no município de Grajaú tem encontrado pontos negativos, mas também positivos, na sua visão como está a saúde hoje em Grajaú?

SEC: Olha nós avançamos bastante nesta gestão, tivemos avanços na atenção básica, avanços no sistema farmacêutico, avanços na vigilância de saúde e avanços na media e alta complexidade. Como são esses avanços; os números das equipes de saúde da família o PSF nós aumentamos pegamos com 04 PSF funcionando, hoje temos 18 temos bastantes médicos nas redes de atenção básicas, nós atingimos todas as campanhas de imunizações com sucessos, conseguimos reduzir os índices de dengue, porque temos uma equipe que trabalha diariamente no campo. Na assistência farmacêutica nós fizemos convênios com Estado onde buscamos parcerias para os medicamentos, hoje tem pessoas que recebem estes medicamentos que são caros, e eles recebem estes medicamentos, temos medicamentos que o farmacêutico busca todo mês e que só são liberados com exclusividades do Estado para o farmacêutico no município. Então nós tivemos Djacy bastante avanço na saúde. E na parte da média complexidade nós avançamos também, hoje os hospitais de Grajaú são referencias da região, antes tinha ficado no esquecimento por um bom tempo e hoje somos referencia para Itaipava, Arame, Sitio Novo, Formosa Jenipapo dos Vieiras, até Barra do Corda procura Grajaú, então houve um avanço sem igual.

Vários exames de altas e médias complexidades alguns são realizados em Grajaú, outros fora nas cidades de referencias Imperatriz e São Luís funcionando corretamente, tratamentos fora de domicilio pacientes recebendo ajudas de custo, tudo conforme manda as normatizações do SUS. Nós temos pacientes hoje de Grajaú, que fazem tratamento em São Paulo que vão de avião, que ficam hospedados tudo dentro da legalidade, temos aqui um protocolo. Então temos pessoas que ficam reclamando que sempre vai ter, mas entra na parte que eu não gostaria que entrasse que é na parte política, infelizmente saúde e educação não tem que ter política pelo meio. Temos que ter é técnicos com experiência, para colocar para funcionar, mas entra na parte política, uns querendo se beneficiar outros não e acontece que gera comentários negativos maldosos, hoje em dia com as redes sociais com os blogs, os sites os jornais então as vezes falam muitas coisas sem saber, mas no fundo quando vem conhecer a realidade, vem conhecer como estamos estruturados ai, vem avaliar. Tenha certeza que Grajaú ano passado foi avaliada pelo governo do Estado, nós estamos entre as melhores saúdes do Maranhão, Grajaú hoje só perde em qualidade para Caxias, que é uma referencia no Maranhão e para a capital.

Agora porque nós não temos outros serviços em Grajaú, como uma UTI, porque nós não temos profissionais na cidade capacitados, porque não é um médico comum para poder ter uma UTI, mas se nós já tivéssemos esse quadro clinico de médicos, com certeza nós já teríamos uma UTI em nossa cidade. Hoje temos parceria com médicos que querem colocar serviços, igual temos hoje uma Raio-X funcionando tem ultrassonografia, hoje não há problemas com ultrassonografia em Grajaú pelo SUS, porque  esses exames nós fazemos todos. Então Grajaú avançou bastante e precisamos continuar, nós não podemos parar para regredir e até mais Djacy quero dizer, que essa vaga aqui não é eterna, hoje eu sou Secretario de Saúde, sou também representante do povo como vereador licenciado, então estou organizando a parte burocrática cultural, que é pra quando sairmos daqui a pessoa que vai pegar dar continuidade. Nós já inauguramos uma unidade básica de saúde, vamos inaugurar daqui para o fim de 2015 mais duas que está na reta final de acabamento e, até o final da gestão do Otsuka irá ser inaugurado umas quatro UBS, fora a que já foi. Então é avanço, nós estamos trabalhando para trazer melhorias e, se tiver algumas falhas como tem porque nada é perfeito, nós estamos aqui para solucionar estes problemas, estamos aqui para trazer soluções e, quando alguns criticam eu pego essas criticas e levo para meu lado construtivo porque com criticas que se cresse, porque quando eu criticar uma pessoa uma gestão é bom que eu critique, mas que eu leve a solução porque só criticar e não levar solução não adianta nada.

DOG: Secretario, nós sabemos que todo setor, tem suas dificuldades para administrar, o Sr. Tem encontrado dificuldades para administrar a saúde de Grajaú?

SEC: Olha nós pegamos a saúde de Grajaú completamente sem organização, então quando nós vamos organizar é um trabalho que não é há curto prazo é algo longo e hoje em dia as pessoas, já tem os pontos que eles já conhecem é, igual quando chega em hospital antigamente você ia no hospital com uma gestante, chegava lá diziam; não hoje o médico não faz cesariana ai, ia para outro hospital. Hoje não aqui em Grajaú já temos o fluxograma e isso, nós estamos organizando aos poucos, as dificuldades é porque vem desde a parte do ser humano do profissional capacitado, às vezes uma informação mal dada na recepção da unidade básica de saúde ou até mesmo aqui na secretaria, às vezes a pessoa não entende e muda o teor da conversa, porque talvez a pessoa que está dando as informações, não tem essa qualificação. Então Djacy existem estas dificuldades, mas aos poucos estamos melhorando a gestão e, na verdade quem vai ganhar com estas melhoras não sou eu, não é o prefeito e sim o povo. Igual eu falo nas palestras que faço aqui internamente, eu falo de uma boa gestão na saúde, que quem ganha é os profissionais é o povo e não nós do governo e, eu volto a frisar Grajaú é uma referencia na saúde para as demais cidades.

DOG: Secretario com essa crise que pegou o país de surpresa tem diminuído repasses na secretaria de Saúde?

SEC: Olha os repasses diminuem sim como; diminuiu o FPM diminui a parcela que vem para a saúde chamada FUS (Fundo Único de Saúde), que é uma parcela já descontada automaticamente do FPM, no momento que diminui estes recursos do FPM já diminui o da saúde, então o que acontece; antes a estratégica da saúde da família, nós recebemos no inicio do mês o recurso hoje em dia, estamos recebendo no final do mês ou no 1º, 2º e 3º dia subseqüente do mês seguinte. Por exemplo, o SAMU este mês ainda não recebeu o recurso, porque sempre recebia até o dia 15 do mês passado e, nós já estamos no dia 02 passou o dia 15 o dia 30 e não recebeu então todos os recursos da saúde estão atrasados. E como que está faltando mais saúde na cidade, nós não estamos podendo ampliar o serviço, porque o ministério da saúde não está liberado as portarias porque não tem recursos para pagar estes serviços, inclusive nós temos o CAP´S que é o (Centro de Atenção Psicossocial), onde temos médicos de excelência qualidade e que são referencia também para região os nossos médicos e, tudo isso Djacy está sendo custeado com recursos próprios que são estes de arrecadação de impostos no município, que são destinados à saúde. Estamos tendo estes problemas e como o CAP´S já foi habilitado há este sistema estamos só esperando a portaria publicada com recursos, porque só publicam essa portaria quando o recurso está garantido, como o país  está em crise não está habilitando, então quem for técnico da área de saúde, que conhece, sabe porque a portaria não está sendo publicada, por causa deste problema. Isso afeta muito, ai tem rumores que vão parcelar os recursos de dezembro, nós participamos e somos membros do (Conselho dos Secretários de Saúde do Estado do Maranhão). Então nós nos preocupamos de isso acabar com os recursos das farmácias popular do Brasil, não é as que temos aqui, mas é o serviço que cada farmácia pode se cadastrar e vender o medicamento mais barato.

Então essa crise que afeta o Brasil tem atingido a saúde, agora disse que mudou o ministro vai entrar outro e nós queremos que o novo anuncie melhorias para a saúde, que pelo menos possa garantir que terão estes recursos, que não vão atrasar estes recursos, para a continuidade dos serviços que já foram iniciados. Porque o ministro que saiu, saiu falando que não tem recursos suficientes para saúde do ano que vem que não foram alocados recursos que dê para toda saúde na LDO do governo federal, então queremos que com o novo que venha essas melhorias, pelo menos para garantir que a saúde do Brasil melhore, porque está situação afeta demais a saúde de Grajaú.

Grajaú não é mais uma cidade de 200 anos atrás é uma cidade que segundo o IBGE é de 62 mil habitantes, mas nós sabemos que há erros falhas se formos analisar Grajaú tem 30 há 40 mil habitantes há mais que chega há 100 mil habitantes. É uma cidade grande e continua crescendo e, queremos melhorias na saúde para o povo, em nossa gestão vamos inaugurar a UPA da Expoagra, que é um avanço porque UPA só tem nas grandes cidades então, estes serviços serão implantados para melhorar a saúde de Grajaú.

DOG: Secretario deixei por último essa pergunta, essa repercussão das fotos negativas na rede social de pessoas tendo que vim dormir na fila da secretaria em Grajaú, tendo em vista que está sendo até surpresa por se tratar de um fato novo e, depois de uma noite mal dormida de sono segundo a denuncia, o paciente amanhece e dar de cara com uma resposta de que não vai ter atendimento, como o Sr. Explica esta situação?

SEC: Olha Djacy quando nós assumimos a secretaria nós tomamos as medidas para acabar com as filas, eu acho ruim fila só que filas acontecem tanto no serviço particular como no público, eu mesmo fui ao serviço particular para fazer uma cirurgia, fique na fila das 07h00min da manhã as 05h00min da tarde para poder ser atendido e, não sair chateado porque eu queria ser atendido e sabia que teria de esperar. Então existem filas, mas estamos tomando medidas para acabar com isso e aqui só existem filas no atendimento da ortopedia, porque não nós não aumentamos a demanda da ortopedia, porque é um serviço caro para o município e a cidade está passando crise por conta dessa crise federal, então não podemos aumentar e sim melhorar a triagem dos pacientes para acabar com filas. Nós já mudamos este atendimento para o período da tarde, não há necessidade de pessoas virem dormir na porta da secretaria, nós vamos colocar avisos em todas as unidades de saúde, nos veículos de comunicação, para informar que diariamente vai ter marcação de consultas, para que ninguém venha dormir em filas, ou em baixo de árvores. Aqui nós temos o bom censo e o próprio médico sabe que mesmo sendo marcado atendimento de 30 pessoas semanais, ele sempre atende mais. Quando assumimos procuramos mecanismos de acabar com a fila, só que com essa crise nós tivemos que diminuir os serviços, nós botamos a central de coleta de exames descentralizados, só que com essa crise, nós tivemos que recuar, não acabando os serviços, mas diminuindo o trabalho. Quando a crise passar Djacy tudo será normalizado, quero dizer para as pessoas de Grajaú, que tenham paciência porque nós estamos aqui para esclarecer qualquer duvida, para o povo e para a imprensa. E vamos tentar trazer solução depois das criticas, porque quem critica e trás solução vai ajudar melhor os serviços, agora quem critica e não apresenta nada, vai atrapalhar. O importante é que não somos melhores que ninguém, estamos sempre estudando buscando conhecimentos, para melhor a saúde de Grajaú e é melhorando que se faz com que o povo possa ganhar.


FIM

0/Post a Comment/Comments