Vento com 60 há 80 km deixa rastro de destruição no Povoado Tanques


O povoado Tanques que fica aproximadamente 10 km de Grajaú, foi vitima de um furacão em forma de redemoinho em uma velocidade de 60 há 80 km por hora, sorte dos moradores que a força principal do vento com essa carreira não passou pelas casas, apenas as ondas circulatórias que ficam pelas laterais do vento.

Na residência do morador conhecido como “Calanguinho”, uma parte do vento passou pelo local, todo o telhado foi revirado e cerca de 500 telhas lançadas ao chão, algumas por metros de distancias. Um pé de cajueiro antigo que fica no quintal de casa, por pouco não foi arrancado pela raiz, o chão ainda rachou por onde as raízes da arvore estavam
fincadas. A força do vento retorceu galhas de pequis e vários galhos vieram ao chão quebrados.

No local onde o vento foi mais pesado a mata ficou destruída, o morador disse que só escapou porque o vento ocorreu por volta das 20h00min de sexta-feira (23) e,
ele se encontrava em uma missa mais a esposa, ao chegar achou a casa destruída e não tiveram como dormir com a chuva molhando tudo. Uma antena parabólica foi retorcida e tirada do local. O sistema de eletricidade falhou quando uma galha de árvore despencou sobre a fiação de um transformador, a energia foi estabelecida na minha de segunda-feira (26).
 Nas proximidades de uma escola o vento foi mais pouco e, mesmo assim ainda retirou telhas da casa, depois de ter passado pelo local o vento ainda destelhou residências também no povoado Morros, que fica há mais de 4 km do local. O morador informou que a força maior do vendaval foi no matagal, se todo o vento tivesse passado pelo local nada teria ficado em pé.














0/Post a Comment/Comments