Palestra da Iniciativa 2,4-D ensina produtores há lhes dar com matagal no plantio e como usar agrotóxicos.


A cidade de Grajaú recebeu nesta quinta-feira (05) por volta das 19h00min, uma palestra com os produtores de sojas, arroz e outros produtos do agronegócio de peso em nossa cidade. O evento aconteceu no espaço da “Churrascaria Grajaú no bairro Vila Viana, a palestra foi ministrada pelo Professor Doutor Rubens Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá.

O curso sobre manejo de resistência de plantas daninhas e o herbicida 2,4-D, tem como objetivo gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. O curso manejo de resistência de daninhas e o papel dos herbicidas, que foi ministrado pelo professor abordaram informações sobre este manejo e das boas práticas agrícola no combate deste problema. De acordo com a coordenadora da iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro, o principal objetivo é divulgar conhecimentos técnicos sobre o herbicida e as boas práticas agrícolas na aplicação.

Os eventos fazem parte do projeto que ministrará mais de 60 cursos sobre manejo de resistência de plantas daninhas, em parceria com entidades, como a UPF (Universidade Federal de Passo Fundo). O programa passa por mais de 65 cidades nas cincos micro regiões dos Brasil, onde muitos aprenderam o recado ministrado.

Em entrevistas ao De olho em Grajaú, o palestrante professor Rubens Oliveira, disse que; a ideia da palestra é trazer noticias há quem precisa, o publico alvo são os agricultores, técnicos agrônomos e, todos da região que precisam de informações para usarem corretamente os produtos na agricultura. De acordo com o professo na palestra todos aprenderão a melhor maneira, de utilizar o aplique de inseticida, herbicidas ou outros produtos na plantação, evitando assim o mal para o próprio produtor rural. Por exemplo, uma das questões é: como de que forma e a maneira adequada pra usar venenos nos produtos, tem que ter uma adequação para isso, protegendo assim sua saúde e vizinhos e o objetivo é usar bem as ferramentas.

O professor disse que até o momento não se tem em Grajaú relatos de problemas na produção e que, nas outras regiões em outros estados foram visitados e, todos foram preparados para saber como e quando deve usar o inseticida. Ele finalizou afirmando que a ferramenta que se tem hoje, há uma necessidade de está preparado.

O agricultor bem formado ele tem pouquíssimas chances de errar, ele sempre irá produzir acertado disse, ele afirmou que o evento é aberto ao publico e principalmente para que seja produtor em Grajaú.


0/Post a Comment/Comments