Instituição que fez concurso do Estado é acusada de plagiar questões de aplicativos e concurso pode ser anulado


A instituição ligada a Universidade Federal do Maranhão, que realizou no último domingo (20) as provas do concurso para professor no estado do Maranhão, está sendo acusada de ter copiado questões de aplicativos da internet e concurso pode ser cancelado.

De acordo com os denunciantes alguns advogados da OAB no Maranhão, já devem entrar com pedido de anulação do concurso, pois a instituição não se deu o luxo de pesquisar para elaborar suas próprias questões e, fizeram um ato criminoso que foi o plagiamento.
De acordo com os postulantes as mais de 1.500 vagas de docentes no Maranhão, a Fundação Sousândrade aplicou questões copiadas do site especializado em estudos para processos seletivos públicos, Qconcursos.com.
As questões sob suspeita de plágio do site www.qconcurso.com são três da prova de Conhecimentos Gerais, duas exatamente iguais e a outra com algumas palavras trocadas, mas com o mesmo direcionamento.
Segundo alguns candidatos as pessoas de cursinhos que estudavam questões, foram surpreendidas, pois estudaram para um assunto e deram de cara com outro. Muitos candidatos foram prejudicados afirmou a denuncia e, que o plágio por parte da instituição foi um crime que de acordo com a lei; Quem produz algo é autor e dono daquela produção, qualquer coisa escrita, dirigida, produzida por alguém é de sua propriedade, isso é a propriedade intelectual. Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio.

Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. 

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado.

Os reclamantes torcem pela anulação do concurso, para que possa ocorrer outro mais direto e dentro das normas. 

0/Post a Comment/Comments