MA é o oitavo estado com mais registros de casos de microcefalia do Brasil e Grajaú está na lista.


O Maranhão é o oitavo estado do Brasil que mais registrou casos de suspeitas de  microcefalia relacionada ao Zika vírus em 2015, com 88 notificações em 30 cidades maranhenses. Os dados são do novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (22), que apontam ainda 2.782 casos em 618 cidades de 19 Estados e do Distrito Federal. 
Conforme os dados do Ministério da Saúde, o estado, que até a última semana havia registrado apenas 56 casos suspeitos, superou o Rio de Janeiro, que registrou 82 casos. O boletim confirma que uma morte de bebê possivelmente relacionada ao vírus, em São José de Ribamar, cidade que compõe a região metropolitana de São Luís (MA).

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contesta os dados do governo federal e esclarece que foram registrados apenas 83 casos em 40 cidades, segundo nova atualização do governo do Maranhão sobre número de casos de microcefalia no estado. Em nota enviada ao (veja abaixo), a SES informou que o boletim do Ministério da Saúde levou em consideração um caso do município de Dom Eliseu no Estado do Pará, que ainda configurava nos dados do Maranhão, assim como sete casos que já foram descartados.

Em relação à quantidade de municípios informados, a SES destaca que foi um erro de digitação do Ministério da Saúde, já que a secretaria informou a quantidade de 40 municípios. Ainda de acordo com a nota, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES enviou uma nova atualização ao MS. Além do Maranhão, os estados com maior incidência de microcefalia são Pernambuco (1031), Paraíba (429), Bahia (271), Rio Grande do Norte (154), Sergipe (136), Ceará (127), Alagoas (114), Maranhão (83) Rio de Janeiro (82) e Mato Grosso (78). Completam a lista de estados: Tocantins (58), Minas Gerais (52), Piauí (51), Goiás (40), Pará (32), Espírito Santo (18), Distrito Federal (11), São Paulo (6), Mato Grosso do Sul (3) e Rio Grande do Sul (1). NOTA A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Maranhão possui neste momento 83 casos de microcefalia confirmados.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou 88 pelas seguintes razões: O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES repassou os números para o MS ontem (21). No levantamento um caso do município de Dom Eliseu no Estado do Pará ainda configurava nos dados do Maranhão, pois a criança nasceu aqui no Estado, mas era da cidade paraense e ontem ficou decidido junto ao MS que esse caso deveria constar apenas nas estatísticas do Pará.     
     
Para o MS, o Cievs informa até os casos descartados, que aqui no Estado são sete. Para a imprensa são informados apenas os casos confirmados. Dessa forma, tem-se: 88 casos informados ontem (21), menos um caso de Dom Eliseu (PA) e menos sete que já foram descartados, chegando a um total de 80 que foram informados no boletim de ontem. Hoje mais três casos entraram na estatística. Portanto hoje (22) são 83 casos de microcefalia. Já em relação à quantidade de municípios informados, a SES destaca que foi um erro de digitação do MS, já que a secretaria informou a quantidade de 40 municípios.

Capital lidera casos São Luís teve registro de 21 casos (26,25% do total do estado). Em Buriticupu (região oeste do estado) seis casos foram confirmados. Imperatriz e São José de Ribamar, município da região metropolitana de São Luís, cinco crianças tiveram confirmação de microcefalia. O relatório aponta ainda ocorrências nas cidades de Coroatá (três casos), Santa Inês (dois casos), São João dos Patos (dois casos), Timon (dois casos), Dom Pedro (dois casos), Presidente Dutra (dois casos), Paraibano (dois casos) e Barra do Corda (três casos).

Fazem parte dos municípios com registros de casos de microcefalia as cidades de: Açailândia, Aldeia Altas, Axixá, Buritinara, Campestre, Caxias, Chapadinha, Codó, Davinópolis, Esperantinópolis, Grajaú, Humberto de Campos, João Lisboa, Loreto, Mata Roma, Miranda, Pedreiras, Pio XII, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Brejão, Senador La Roque, Trizidela do Vale, Turiaçu, Urbano Santos e Viana.


Fonte: André Gomes

0/Post a Comment/Comments