Um lamento de dor no sertão Lagoa do Povoado Flores deixa o maior rastro de seca da história


Não era o que visitantes esperavam ver, principalmente quem deixou a terra querida das flores para trás e, foi tentar a vida nas grandes metrópoles. É isto mesmo meus caros amigos, a histórica lagoa do Povoado Flores está agonizando seus últimos momentos de vidas.

Nunca em toda a história da região, ocorreu tal situação como esta de agora que aconteceu, a vegetação que cobria as águas frias da lagoa, onde viviam peixes, jacarés, sucuris, o tão conhecido munsun, tudo isso deu lugar a um chão rachado de barro seco e poeira. Uma imagem que mais se parece com o sertão do Ceará.

A seca tem castigado veemente o nosso Maranhão e isto tem afetado as águas fluviais, as quais nós todos dependemos para sobreviver. No povoado Flores, o sertanejo que conhecia o imenso lago, chora de tristezas e dor no coração pelo cenário de agora em 2015, o que resta é apelar para Deus, para que um dia a chuva volte para todos nós.


As fotos foram tiradas pelo professor Valtemir Luz, que visitou a localidade e chocado chorou ao ver que a lagoa de um ano atrás com suas águas escuras, deu lugar ao chão seco e rachado.

0/Post a Comment/Comments