Água em bueiro desvia rota e inunda residências


Duas casas foram prejudicadas na noite de sexta-feira (08), durante uma chuva que aconteceu na cidade de Grajaú. As residências ficam nas margens da BR 226, em frente ao fórum eleitoral Dr. Antonio Eduardo Nava, só que existe um problema, não é de agora que a água invade as residências, mas dessa vez veio com mais intensidade porque desviou sua rota.

A água que desce nesse bueiro que você ver com a boca aterrada de areia, vem do bairro Canoeiro por uma tubulação que desce por baixo de um dos canteiros da pista. Essa água tinha uma rota quando saia na boca da tubulação, só que com a chuva de sexta-feira (08) à noite, ela desviou da rota levando uma camada de entulhos que existe espalhado na frente do bueiro e, descendo ladeira abaixo em direção às residências.

Outra veia de enxurrada também desce na lateral da pista duplicada, causando erosão nas beiradas e comendo o asfalto fazendo com que, todo serviço feito no local seja destruído com a corredeira.

Na porta das residências toda a água ficou acumulada como mostram as 
fotos tiradas a noite, por um vereador de Grajaú, pela manhã notamos que o bueiro em frente à casa tem a boca estreita e acabou estourando o calçamento de um posto de combustível, que fica nas margens da BR. O vereador de oposição José Jairo, em um vídeo gravado no whatzapp, disse que isto é o resultado de obras mal feitas do governo municipal e, declarou que não irá se calar.
A moradora do local Daura Teixeira disse que convive com essa situação há anos, mas dessa vez a água foi em maior volume e acabou aumentando o nível invadindo tudo. O De Olho em Grajaú conversou com um especialista em obras, ele disse que não queria aparecer e nem seu nome divulgado, mas afirmou que a terra que entupiu a boca do bueiro da BR, pode está vindo do calçamento novo feito nas margens da BR 226. 
Segundo o especialista quando estava sendo feitas as tubulações no bairro Canoeiro, o engenheiro responsável teria forrado o chão de colocar os bueiros, com calçamento de gesso e, ele disse que só o que suporta as manilhas assentadas encima era cimento e, se por acaso o bueiro rompeu em algum local, o calçamento de gesso por baixo do bueiro irá ceder e, as manilhas irão decair para a terra quebrando, as emendas que tem uma na outra de cimento e, ocorrerá que toda a terra descerá pela água e o calçamento externo cederá e, completou; “Deus queira que não seja um rompimento da obra essa terra na boca do bueiro, mas é coisa que parece”.

Já a assessoria de obras da prefeitura de Grajaú, comunicou que a areia não é da obra, até porque não houve rompimento do calçamento em nenhum local onde o mesmo foi feito, disse que a terra vem de outros lugares trazidos pela água e que as medidas serão tomadas sobre a boca do bueiro entupido e, será recuperado o trajeto por onde a água seguia, para que não traga esse enorme transtorno à moradora.


0/Post a Comment/Comments