Operação “Lei Seca” pega grajauenses de surpresa


Com uma super estrutura que envolve ônibus, veículos da policia, iluminação e o apoio do DETRAN do/MA em parceria com os agentes de trânsitos de Grajaú. A Policia Militar Rodoviária da capital, realizou na noite de domingo (31) em uma das vias da cidade, a operação Lei Seca Vida no Transito.

Lembrando que a inflação lei seca pode ser caracterizada de duas formas; infração administrativa e criminal. A administrativa é quando ocorre o teste de etilômetro com resultado igual ou acima de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Recusar fazer o teste caracteriza infração do artigo 165, dirigir sob influencia de álcool ou de qualquer outra substancia psicoativa que determine dependência.
Infração criminal; é quando o teste é feito com resultado igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões, notórios sinais de alterações da capacidade psicomotora como; olhos vermelhos, odor de álcool no hálito, sonolência, exaltação, dificuldade de equilíbrio e etc...

Nesta operação realizada em Grajaú, vários veículos foram pegos devido às irregularidades, pois não estava sendo abordados apenas condutores sob a lei seca, mas também, os que estavam com documentação atrasadas, sem CNH, ou com motos e veículos adulterados. Neste caso, vários veículos e motos foram conduzidos para o CIRETRAN de Grajaú. O chefe do CIRETRAN da cidade Lourival disse que o objetivo da operação, foi educar também o condutor para que ambos possam evitar acidentes e, salvar sua vida e as demais, segundo ele houve a retenção de alguns veículos e é importante que apartir desta segunda (01) de fevereiro, p dono comece a procurar a CIRETRAN, para regularizar sua situação e ter seu veiculo de volta.
Wlyssys Bertoso que é da coordenação de educação para o transito disse; que isso faz parte da operação de carnaval em vários municípios e, que Grajaú é a segunda cidade sendo visitada. Mas a operação deve continuar em outras cidades do Maranhão, pois o objetivo é coibir o uso de bebidas no transito e fazer com que ambos os condutores, também regularizem seus veículos na questão documentação, pois segundo ele na medida em que o estado dar, ele também quer retorno caso o condutor não obedeça e siga as regras do trânsito.
O comandante da operação capitão Santana declarou ao De Olho em Grajaú que; além de educar a população frente a não gestão de bebidas alcoólicas, e as funções de veículos automotores é, justamente coibir esta infração e em determinados casos evitar o acontecido de crimes assim também como acidentes. E que a operação só iria ocorrer na noite de domingo, pois a operação estará agindo ainda em vários municípios, agindo assim o comando vai tentar evitar o numero alto de acidentes nas cidades que ambos passarem.

Segundo o capitão durante a operação veículos e condutores foram flagrados no ato de irregularidades, até deles que se recusaram fazer o teste do bafômetro, mas mesmo assim os trabalhos da policia militar rodoviária continuaram normalmente.



0/Post a Comment/Comments