EZEQUIEL LATÃO: Grajaú e os mototaxistas.


GRAJAÚ SOBRE DUAS RODAS. Grajaú possui, de acordo com dados do DENATRAN, 14.538 veículos. Isso abrange desde motonetas a tratores. São muitos veículos pra poucas e maltratadas vias. Mas o que chama atenção mesmo é a quantidade de motos nesse universo em movimento. Da frota de quase quinze mil veículos, 10.862 são motos e motonetas.

Isso faz dessas máquinas o meio de transporte dominante em nossa cidade. Grajaú se movimenta sobre duas rodas, sem qualquer dúvida. Nesse ir e vir de gente e pequenas cargas, existe uma categoria que pode ser classificada como uma das mais importantes e fundamentais de nossa Grajaú: a dos MOTOTAXISTAS.

Eles formam um universo de 371 profissionais que rodam milhares de quilômetros. Se tomarmos como certa a afirmação deles de que rodam em média 150 quilômetros por dia, apenas num único dia, isso dá 55.650 quilômetros.


 No mês, 1.669.500 quilômetros e em um ano, mais de VINTE MILHÕES DE QUILÔMETROS RODADOS transportando as pessoas de nossa cidade. Pode-se afirmar que, se eles pararem, a cidade para, literalmente. Mas eles são um gigante que não tem ideia da força e poder que tem. 

Apesar dessa fundamental importância, eles não possuem qualquer benefício, isenção fiscal ou reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Sua organização como categoria ainda ensaia os primeiros passos e eles não têm advogados pra defender seus direitos, clube ou colônia de férias, desconto em escolas para os filhos, ou mesmo um simples convênio com um posto de gasolina que lhes dê um desconto de 5 ou 10 centavos por litro. Pelo tanto que circulam, isso já seria uma grande economia no final do ano. 

Os MOTOTAXISTAS são uma categoria fundamental, mas invisível aos olhos de muitos, sobretudo do poder público. Da próxima vez que encontrar um/uma MOTOTAXISTA, pense neles como uma categoria que merece nossa atenção, reconhecimento e respeito.

0/Post a Comment/Comments