SEBRAE: Realiza em Formosa da Serra Negra III Seminário de Turismo.


O Sebrae, por meio de sua regional em Grajaú, promoveu na última quarta-feira (06), em Formosa da Serra Negra, o III Seminário de Turismo do Polo Serras Guajajaras, Timbira e Kanela. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Formosa, ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Manuel e teve por objetivo discutir ações de incentivo a atividade turística na região, explorando o potencial já existente, mas ainda não tão conhecido. O evento teve uma vasta programação que se estendeu durante todo o dia, reunindo cerca de 300 participantes.
A cada ano o seminário acontece em um dos municípios participantes do Polo. No ano passado o evento foi em Grajaú, este ano Formosa foi escolhida por seu uma cidade que tem potencial pouco explorado. Para a secretária de turismo e cultura de Formosa, o momento é oportuno para que as comunidades indígenas obtenham capacitação e defendam algumas ações estratégicas para o Polo Regional.
“Para o município este momento é muito importante, pois a população obteve grandes informações sobre a fomentação do turismo em nossa cidade e região", comentou a secretária de Turismo e Cultura, Sunamita Pereira.
Durante a abertura do evento, o gerente do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, enfatizou que a expectativa maior em relação ao seminário é consolidar e estruturar o Polo de Serras,que é um ponto turístico muito importante para o Maranhão. “Trata-se de uma oportunidade de estimular as políticas governamentais e massificar as informações junto ao empresariado local e a comunidade como um todo", citou Amaral.
Entre as autoridades presentes também estavam  o vice-prefeito de Formosa, Wagner Arthur,  o prefeito de Grajaú, Júnior Otsuka, além dos gestores do Sebrae das unidades de Grajaú, Balsas, Presidente Dutra, Chapadinha e Barreirinhas.
PROGRAMAÇÃO

Durante a manhã, duas palestras fizeram parte da programação e prenderam a atenção do público que estava interessado em desenvolver o turismo em Formosa. Dicas valiosíssimas do gerente de Barreirinhas, Luís Walter Muniz, que expos todo o Roteiro Turístico das Rotas das Emoções e de Cecília Salata, gestora do Projeto Turístico de Balsas, eu falou sobre o processo empreendedor no turismo.
À tarde, Adelson Costa, secretário municipal de articulação institucional conduziu a palestra "Potencialidades Turísticas do Município de Formosa de Serra Negra", mostrando pontos e formas de explorar o turismo local. Em seguida vários bancos mostraram suas linhas de crédito para o setor turístico da região.
Também fez parte da programação, a reunião ordinária do Polo de governança e paralelamente a feira de artesanato.
“Foi um evento grandioso, que trouxe bastante informação para a população que está querendo engajar o turismo como uma atividade econômica" comentou o Assessor Técnico de Cultura e Secretário Executivo do Polo de governança, Ricardo Tamanini.

Segundo o gestor do Sebrae e responsável pelo projeto do Turismo na região, André Vegas, esta é uma das ações em que o Sebrae esta promovendo para fomentar esse desenvolvimento da atividade turística na região. "Aqui nós temos muito potencial e muito ainda para explorar e trabalhar de forma economicamente correta e viável. Este seminário veio despertar a população para que enxerguem, neste contexto, a melhor forma de desenvolvimento turístico", conclui Vegas.

0/Post a Comment/Comments