Tornozeleira Eletrônica e botão do Pânico chegam a Grajaú.


A cidade de Grajaú recebeu pela primeira vez, na tarde desta segunda-feira (13), no Fórum desembargador Nicolau Dino, o primeiro equipamento para ex-presos conhecido como “Tornozeleira Eletrônica” e, também o “Botão do Pânico” para mulher que foi vítima de agressão do marido.

O equipamento foi trazido pela SEJAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e beneficiou dois réus na cidade de Grajaú e uma mulher vitima de agressão do ex-marido. A mulher recebeu um aparelho com o nome botão do Pânico que vai emitir um sinal, para a mesma sair da zona de perigo quando o agressor se aproximar. Tanto ela receberá o sinal do perigo em seu equipamento, como ele receberá o sinal na Tornozeleira eletrônica dele, avisando que ele não pode se aproximar da vitima em um raio de 200 metros.

O equipamento tem resistência total é, monitorado por uma central na cidade de São Luis e emite sinal via satélite, no momento em que o ex-presidiário tentar romper a pulseira, ou tirar o aparelho do tornozelo é, enviado sinal e o mesmo é autorizado a ser recolhido imediatamente para a cadeia.
A Tornozeleira foi colocada em um morador da cidade de Itaipava do Grajaú, onde o mesmo agora passa a ser propriedade do Estado, o homem recebeu este equipamento na condição de não sair da comarca, ou do Estado e ter o compromisso de cada mês comparecer ao juiz e informar por telefone sua localização, para que não seja recolhido forçado quando o aparelho emitir sinal, de que está fora da quilometragem estipulada pela justiça.

Outro jovem de Grajaú também recebeu o aparelho no tornozelo, afim de que o mesmo não se aproxime mais da ex-esposa, espancada há meses atrás por ele. Existe uma regra de 200 metros de distancia da vitima, caso se aproxime quebrando a regra do sinal emitido pela máquina, o mesmo tende a voltar para a cadeia, porque a vitima também recebeu um aparelho chamado Botão do Pânico, onde o mesmo também emite sinal alertando a aproximação do agressor.

O advogado Juarez Mundoca, disse que é uma inovação e que essa atitude é louvável, porque essa medida tira da cadeia pessoas que não cometeram crime de gravidade maior, pois eles voltam ao seio da família na convivência normal e, que isso também vai beneficiar a vitima que vai se sentir protegida e, essa inovação só tem a ser agradecida disse o advogado. Ainda segundo o advogado só se sabe da importância desse equipamento quem conviveu ou conheceu a cadeia pública da cidade, pois hoje com um equipamento como este o ex- preso viverá no meio da sociedade sem precisar está nas grades, sabendo assim suas limitações finalizou Juarez.


O juiz da comarca de Grajaú Alessandro Arrais Pereira declarou que; este dispositivo botão do Pânico visa resguardam a integridade física da vitima, caso o ex-companheiro se aproxime o sinal será emitido alertando, que o mesmo quebrou as regras da lei. Neste caso também a Tornozeleira visa monitorar o beneficiado, para que ele não volte a fazer delitos, ou partir para a aproximação com a ex-companheira, por tanto o juiz enfatizou que Grajaú está de parabéns por mais esta novidade.

0/Post a Comment/Comments