UNESCO: Condena o assassinato do blogueiro Manoel Benhur em Grajaú.


A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, denunciou nesta terça-feira (12) o assassinato do blogueiro Manoel Messias Pereira na cidade de Grajaú, no estado brasileiro do Maranhão.

“Condeno o assassinato de Manoel Messias Pereira”, disse Bokova. “É importante que os autores deste crime sejam levados à justiça, como parte dos esforços para melhorar a segurança dos jornalistas profissionais, bem como dos jornalistas cidadãos.”

Pereira, também conhecido como Manoel “Benhur”, mantinha um blog sobre política local para o site “Sediverte Notícias”. Ele foi atingido por homens armados não identificados enquanto dirigia uma moto no último dia 9 de abril, mas sua morte só recentemente foi confirmada.

Grajaú é uma cidade de 68 mil habitantes no interior do Maranhão. O blogueiro levou dois tiros pelas costas e, segundo as autoridades locais, nenhum pertence do comunicador foi levado. Segundo organizações não governamentais brasileiras, há fortes indícios de que o assassinato tenha sido uma execução premeditada, já que Manoel foi abordado depois de ter sido perseguido.

Uma ONG brasileira que trabalha com o tema alertou que este é o terceiro blogueiro assassinado no estado nos últimos seis meses, seguindo um padrão semelhante de homicídios.



0/Post a Comment/Comments