Comunidade católica da Expoagra apresenta carta aos candidatos a prefeito de Grajaú.


Nós, homens e mulheres que pertencemos às comunidades católicas do setor Expoagra - Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, por motivo das eleições 2016, queremos manifestar que o nosso compromisso como igreja é com a vida, a justiça, o bem comum, a dignidade humana, o respeito aos direitos de todos, dando uma prioridade aos mais pobres. É um compromisso que nasce da fé em Jesus Cristo, é uma exigência do Evangelho em que acreditamos e que queremos colocar na nossa sociedade como semente de vida nova.

Por isso apresentamos a vocês, candidatos para a prefeitura de Grajaú, alguns problemas e assuntos graves e urgentes que precisam de uma clara decisão política e de uma inclusão no programa de ação das autoridades que sairão eleitas.

Nem sempre a campanha eleitoral, pelo clima quente de propaganda que a caracteriza, oferece a oportunidade de apresentar um programa de governo claro e detalhado. Queremos pedir a vocês uma reflexão e um compromisso concreto sobre os temas que todos reconhecemos como graves e urgentes.

Como cidadãos e também como comunidade cristã, manifestamos o desejo de ter uma cidade linda e de uma qualidade de vida melhor, em particular, no que diz respeito à saúde, à educação, ao saneamento básico, à segurança. Todo cidadão deve contribuir com o próprio compromisso para fazer crescer e melhorar tudo isso. Mas é direito do nosso povo ter autoridades e uma administração pública que, com capacidade e empreendimento, com honestidade e justiça, com decisão e coragem, procurem o bem comum e não o interesse pessoal ou de um grupo privilegiado.

Acreditando no diálogo e no respeito recíproco, apresentamos estes assuntos:

Saneamento básico – (lixão e rede de esgoto). É uma urgência principal para um município com tantos participantes como Grajaú, com tão poucas redes de esgoto e sem nenhum aterro sanitário, onde muitos sofrem diretamente com a poluição decorrente dos esgotos a céu aberto, fumaça toxica do lixão no setor Quem Dera, e tantas outras consequências advindas da falta de saneamento básico.

Educação – que seja de qualidade e para todos. Em se tratando de estruturas, de modo particular, todo setor Expoagra e Aeroporto não dispõe de uma creche para atender a demanda do bairro, bem como uns prédios escolares estão sendo construídos, mas até agora não foram concluídos. Sabemos que casas são alugadas e adaptadas, com salas apertadas e sem condições de trabalho de qualidade para uma boa aprendizagem. Precisamos de estruturas que proporcionem melhores condições de aprendizagem para nossas crianças. A merenda escolar deve ser tratada com seriedade, amor, e compromisso. Assim também o transporte escolar deve ser visto com maior importância. Tudo isso são fatores que precisam ser vistos e assumidos por nossas autoridades.

Juventude. Queremos ver nossos jovens felizes e livres. Precisa-se de espaços físicos adequados para encontros sociais como praças, pontos de lazer, pontos de cultura, campeonatos, projetos de artes, algo que venha trazer alegria e socialização, evitando que eles escolham bares e outros ambientes indesejados por suas famílias.

Saúde. Que seja acessível e com qualidade para a população carente. É lamentável se ver o mau atendimento dos profissionais de saúde, (sabemos que existem exceções, mas são poucas). Pedimos aqui uma qualificação em ética profissional aos atendentes em saúde, para melhorar a receptividade com nosso povo carente, dar informações claras e precisas, sem descasos, pois a doença é um momento de fragilidade e carência. Reativar programas de saúde na Escola como saúde dentária, verminose, hanseníase, etc. Tornar mais acessível os exames de câncer de mama, útero e próstata, colocar agentes de saúde nas áreas descobertas.

Segurança. Todos nós queremos uma cidade mais segura, começando pela segurança no trânsito até a segurança ligada ao problema da criminalidade. Sabemos que segurança não se faz só com aumento de policiais, mas com educação e prevenção também, consciência cívica do povo e respeito às leis, mas se faz necessário oferecer oportunidades de trabalho e ocupação, em particular as novas gerações, é a maneira de mudar a situação na raiz. Pedimos ainda: mais rondas em todo o nosso bairro, iluminação das ruas, guardas municipais nas escolas, fazer cumprir a lei da menor idade nas festas e bares, e a lei do silêncio (evidenciamos a necessidade do respeito que deve ser dado às escolas, igrejas e hospitais, onde a lei federal 6.938/81 proíbe qualquer tipo de perturbação sonora nas redondezas desses ambientes).

Agradecemos pela atenção, e pedimos a vocês, candidatos para Prefeito(a) de Grajaú, a se disponibilizarem a assinar esta carta como sinal de aceitação de nossas reais necessidades. Nossa prece é que Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro de nossa cidade, interceda por nós e seja exemplo e estímulo para uma vivência justa, solidária, fraterna e verdadeira.

____________________________
Assinatura do(a) candidato(a) a Prefeito(a) de Grajaú


Grajaú – MA, 5 de setembro de 2016

0/Post a Comment/Comments