Caixa Econômica encerra greve em todo País.


Os bancários da Caixa decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (7), um dia após o fim da paralisação dos trabalhadores do setor privado e do Banco do Brasil. Voltaram ao trabalho os funcionários da Caixa de São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Bahia e Pernambuco, segundo a Contraf (confederação dos trabalhadores do setor).
Na noite de quinta, quando a maior parte da categoria aprovou a proposta dos bancos e decidiu voltar ao trabalho, eles haviam decidido continuar com o movimento.
Menos de 100 votos haviam definido a manutenção da greve em São Paulo, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo na quinta, após a decisão de manutenção da paralisação. Os trabalhadores da Caixa representam 6% dos empregados do setor na capital.
A proposta agora aprovada garante aumento de 8% neste ano mais o pagamento de um abono R$ 3.500. O percentual de reajuste é inferior à inflação do período (de 9,62%). O acordo fechado com a Fenaban (entidade que representa dos bancos) prevê que, no ano que vem, os trabalhadores deverão receber aumento de 1% acima da inflação.
O pedido dos trabalhadores era de aumento real de 5% neste ano, além da equiparação de benefícios adicionais (como vale-refeição e vale-alimentação, por exemplo) a um salário-mínimo cada.
REPERCUSSÃO
No auge da greve, mais de 13 mil agências foram fechadas, o equivalente a 57% dos pontos de atendimento, segundo acompanhamento da Contraf (confederação que representa os trabalhadores do setor financeiro).
No entanto, a maior parte dos serviços bancários já é realizada pelos canais eletrônicos de atendimento, o que diminui o impacto da greve sobre a população.
*
O REAJUSTE DOS BANCÁRIOS
Em 2016
>> Aumento de 8% (a inflação acumulada pelo INPC em 12 meses até agosto foi de 9,62%)
>> Abono de R$ 3.500
>> Reajustes de 15% no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e no auxílio-creche
>> Abono dos dias parados na greve
Em 2017
>> Aumento real de 1% + a variação do INPC.

Luis Cardoso

0/Post a Comment/Comments