Chuva de granizo em povoado de Grajaú causa estragos.


A cidade de Grajaú foi alertada na tarde de domingo (30), onde o céu tremeu com trovões que ameaçavam derramar sobre a cidade um grande temporal. A chuva que caiu foi pouca, mas o povoado Vera Cruz na estrada de Formosa da Serra Negra, recebeu uma surpresa que apavorou os moradores. Uma chuva de granizo caiu sobre o povoado causando estragos em telhados de moradores.

Segundo informações dos moradores os trovões e as rajadas de ventos trouxeram gelo pela primeira vez em toda historia de Grajaú. A queda das pedras de gelo causou surpresa e susto à população. No local o ventou arrancou telhado de casas deixando o povo assustado.

As fotos foram tiradas por um morador do local que achou o fenômeno interessante e digno de divulgação disse ele.

COMO OCORRE A CHUVA DE GRANIZO?

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode agüentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.

Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais freqüente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo
gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. "Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos pólos, realmente, nunca foi registrada", diz o professor.


A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas.

0/Post a Comment/Comments