Grajaú se prepara para o dia de finados neste dia 02.


Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. 
Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos[1].
Em Grajaú assim como em todas as cidades brasileiras, os moradores se preparam para a visita aos túmulos dos entes queridos que já partiram dessa vida para outra. A preparação começa desde a limpeza dos cemitérios da cidade, até o zelo dos túmulos feito pelos familiares do falecido.
É uma data feriada no calendário nacional, tudo isso em respeito aos que partiram é o dia em que os mortos recebem de seus familiares flores, velas e orações para que ambos estejam em lugares divinos preparados pelo Cristo Jesus.


0/Post a Comment/Comments