Lideres indígenas se reúne em Grajaú para evitar derramamento de sangue na Aldeia Uruku Juruá região de Itaipava.


Caciques das aldeias Tupã e Pau Ferrado que compõe a reserva Uruku Juruá na região de Itaipava do Grajaú, se reuniram nesta manhã de quarta-feira (21) com o vereador e líder indígena de Grajaú José Arão para tentar encontrar soluções para expulsão de madeireiros que estão invadindo a reserva indígena Uruku Juruá.

 O encontro aconteceu na câmara de vereadores de Grajaú, onde estiveram presentes os caciques; José Salomão Costa, Vereador Getúlio Guajajara de Itaipava, Sily Paulino Guajajara e Dorcival Costa Guajajara, ambos vieram denunciar a situação de irregularidades praticadas por madeireiros com apoio de alguns indígenas na reserva.

Segundo a denuncia feita por um líder da região, os madeireiros que estão na reserva expulsaram um cacique e sua família da localidade, ameaçando-os de morte caso ambos voltassem ao local. A situação se complicou a partir do momento em que os lideres, descobriram que um vereador da região de Barra do Corda é segundo os denunciantes, o fornecedor de armas, munições e alimentos para os madeireiros que estão no local.

Os indígenas que estão revoltados com esta situação, dizem que vieram procurar as autoridades, para que ambas tomem providencia para resolver o problema, evitando assim um derramamento de sangue. Segundo os lideres indígenas se forem partir para a guerra, todos irão se armar para combater os invasores.

Em Grajaú o vereador José Arão está há par da situação e diz que já comunicou os órgãos competentes e, que ambos até o momento estão sem dar respostas.


A FUNAI a Policia Federal e o IBAMA já estão cientes do caso, mas o que os lideres esperam é que sejam tomadas as providencias imediatamente para evitar a guerra sangrenta nas terras da reserva, pois assim como os serradores das madeiras estão armados, os índios dizem que estarão preparados para ação.

1/Post a Comment/Comments

Esses canalhas é que vendem as madeiras tudo e dizem que estão invadindo pelo amor de Deus