Trotes para o SAMU de Grajaú tem atrapalhado o trabalho de salvar vidas.


Assim como nas grandes cidades, Grajaú também agora virou alvo de trotes nos serviços de emergência do SAMU, no maranhão a cidade com maior numero de trotes para o SAMU é a cidade de Imperatriz.

Agora Grajaú também começou a passar pela mesma situação, pessoas que não tem o bom censo ou talvez não saiba o quanto é serio a situação, agora vive usando telefones para dar noticias falsas de acidentes para equipe de plantão do SAMU em Grajaú.

Só este mês de fevereiro foram registrados 02 trotes para a equipe, que por coincidência se atrasou em um atendimento verídico por que tinha saído da cidade para ir até o local informado pelo trote, que na verdade era uma mentira. E por causa disso o SAMU se atrasou em um socorro em frente à motoca na ladeira do Canoeiro.

Quem estava no telefone informou que tinha ocorrido um acidente na estrada de Arame há cerca de 04 km de Grajaú, quando na verdade era mentira a equipe foi ao local verificar e constatou que se tratava de uma brincadeira.

No dia seguinte outro trote informou de outro acidente na MA-006 sentido à cidade de Formosa o que lamentavelmente foi outra mentira, na qual a equipe do SAMU perdeu seu tempo indo verificar. O fato é que esse tipo de brincadeira pode fazer com que um membro de sua família, ou quem quer que seja, possa esta precisando de ajuda naquele momento em que você encaminha a equipe para outro local através dos trotes.

No maranhão a ex-governadora Roseana Sarney sancionou uma lei, que proíbe e torna crime a pratica de trotes telefônicos para o serviço público como 190, PM e 192 SAMU. A multa é de R$ 500 reais por ligações identificadas como trotes e, quem paga a conta é o responsável pela linha telefônica ou celular.


Em caso de reincidência a multa é dobrada, a lei ainda diz que o pagamento da multa não livra o infrator de responder à sanção por falsa comunicação de crime.

0/Post a Comment/Comments