Valéria Macedo, procuradora da Mulher, realiza painel em homenagem ao Dia Nacional da Mulher.


A Procuradoria da Mulher por meio da deputada e procuradora da mulher Valéria Macedo (PDT) realizou, na última quarta-feira (26), um painel com o tema “Protagonismo feminino frente à conjuntura maranhense”, em homenagem ao dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 deste mês. O principal objetivo do evento foi trazer discussões na valorização das questões de gênero para a equidade de direitos do público feminino e outras abordagens. O encontro foi realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão.
“Estamos felizes de trazer essa discussão com tantas mulheres e suas representatividades, com o objetivo de zelar pela defesa dos direitos das mulheres. Como procuradora da mulher, nós queremos ampliar esse debate junto com outras instituições para termos mulheres empoderadas. Este é o nosso primeiro passo, essa discussão nos permite conhecer mais as necessidades das mulheres e juntas vamos avançar ainda mais com políticas para as mulheres”, reiterou a deputada e procuradora Valéria Macedo. 
O painel reuniu várias mulheres com diferentes temáticas entre elas, a abordagem sobre a mulher no mercado de trabalho, ministrada pela cientista política Ananda Marques. A principal discussão foi à desigualdade salarial em que as mulheres recebem 35% a menos do que os homens desempenhando a mesma função, de acordo com os dados do censo de 2010 do IBGE. Segundo a cientista é uma questão de gênero.
“Quando começamos a desconstruir que as mulheres optam somente por trabalhos de cuidados ou subserviência analisamos que essa desigualdade não é natural. Segundo dados do IBGE temos mulheres e homens na área da arquitetura e medicina executando as mesmas funções, mas as mulheres ganham menos. Por quê? Então é importante fazer essa discussão no legislativo que tem o papel de prezar pelos direitos das pessoas, fazer este alerta. Avançamos, porém há muito que se avançar”, relatou.  
A delegada e coordenadora das Delegacias das Mulheres do Maranhão, Kazumi Tanaka em sua fala sobre o enfretamento à violência contra a mulher destacou a importância de ter políticas públicas eficazes para o público feminino, voltada para a violência doméstica e familiar, que mais assola a vida das mulheres.
“O desenvolvimento de políticas públicas que venham fazer de fato diferença na vida das mulheres. Não basta aceitar que esse enfretamento seja ação apenas da polícia, porque sabemos que com esse resultado não vamos alcançar a diminuição de violência contra a mulher. Precisamos de uma política pública fortalecida que faça que a mulher fique empoderada e a partir desse empoderamaento ela se sinta livre, promovendo uma cultura de paz entre homens e mulheres”.
 Durante o evento foi proposto junto com a consultora legislativa, Luzenice Macedo, a criação de um Observatório de Políticas para Mulheres no Estado do Maranhão. “A procuradoria está de parabéns, a proposta foi muito bem acatada, porque vamos  ampliar essas informações, dando publicidade e operando para que elas sejam instrumentos de transformação para política efetiva das mulheres”, ressaltou.
A próxima reunião para a construção do Observatório Estadual das Políticas para as Mulheres será no dia 17 de maio para elaborar um projeto fomentado pelas mulheres, na busca da equidade de gênero.
Neste primeiro painel reuniu várias representantes do Fórum Maranhense de Mulheres, Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Conselho Estadual da Mulher, Conselho Municipal de Saúde, Comando de Segurança Comunitária,  partidos e outras instituições.
Sobre o dia Nacional da Mulher
Pouco difundida no Brasil, a data faz uma alusão Jerônima Mesquista, líder do movimento feminista no país e fundadora do Movimento Bandeirante.
Neste dia 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher. Pouco difundida no Brasil, a data faz uma alusão Jerônima Mesquista, líder do movimento feminista no país e fundadora do Movimento Bandeirante. A inciativa social tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, pela lei 6.971/1980. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita. A comemoração deste dia é um reforço à luta pelas questões de gênero. Bem como diversos movimentos sociais.


0/Post a Comment/Comments