SEM SAÍDA: PF consegue segundo gravador com conversa de Temer.


Polícia Federal informou na noite desta terça-feira (23) que recebeu o segundo gravador utilizado pelo dono da JBS, Joesley Batista, para gravar conversas dele com políticos. O primeiro aparelho foi entregue pelo empresário nesta segunda.

A entrega dos gravadores foi solicitada pela PF, que procederá agora à análise dos aparelhos. A perícia foi solicitada pelo presidente Michel Temer e autorizada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

A PF não informou em qual dos dois gravadores está registrada a conversa entre Joesley Batista e o presidente Michel Temer. Segundo a Procuradoria-Geral da República, no diálogo, Temer deu aval ao empresário para que ele comprasse o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Com base na gravação e em informações prestadas por Joesley e o irmão Wesley Batista, Edson Fachin autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente pelos crimes de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

A defesa de Temer contesta a autenticidade da gravação e afirma que há supostas descontinuidades e mascaramentos no áudio. A defesa do presidente contratou o perito Ricardo Molina, que afirmou que a gravação é "imprestável" como prova numa investigação e não seria aceita em uma "situação normal".

Já o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Bruno Telles, afirmou em entrevista ao G1 que não é possível realizar uma perícia "confiável" e "minimamente conclusiva" em um áudio sem que o equipamento utilizado para gravá-lo seja analisado.

Para o presidente da ABC, que reúne peritos oficiais de todo o país, qualquer análise feita sem que o gravador tenha sido periciado não pode ser levada em conta até que a Polícia Federal conclua a perícia oficial.

Durante a entrevista, o presidente da associação ressaltou que nenhum perito contratado por alguém "vai elaborar uma perícia para piorar a situação de quem o contratou".

0/Post a Comment/Comments