Guajajaras ameaçam fechar a BR 316 nesta terça-feira (20)


Educadores, pais e lideranças indígenas devem bloquear a BR 316, no trecho entre Bom Jardim e Santa Inês na manhã desta terça-feira (20), o motivo principal é a reivindicação da regularização do ano letivo nas aldeias, o que inclui a contratação de mais professores, merendeiras, zeladores, fornecimento de merenda além de protestar contra Projetos que tramitam no Congresso. A informação foram de indígenas das comunidades Guajajaras.
Na ultima reivindicação, Os índios cobraram do Governo do Estado que é responsável pela educação indígena a renovação dos contratos Professores que ensinam nas aldeias que terminaram no ultimo dia 8 de Abril. As quatro escolas da terra indígena Pindaré atende 470 alunos da pre-escola ao ensino médio e de 56 professores apenas 19 estavam trabalhando.
Apesar de não ser obrigação do município, em contato com nossa reportagem, A Prefeitura de Bom Jardim informou que enviou à Câmara Municipal uma lei complementar que autorizou a contratação de 46 profissionais para ajudar na educação indígena, dentre eles, 9 professores, 26 AOSG, 7 vigias e 4 agentes administrativos que já estão trabalhando nas Aldeias.
A aprovação ou não da manifestação de amanhã (20) dos indígenas deve acontecer hoje após uma reunião com Lideres das aldeias Guajajaras. A reportagem do bomja.com trará mais informações a qualquer momento.


0/Post a Comment/Comments