Deputada Valéria Macedo promove torneio feminino em São Domingos do Maranhão


A deputada Valéria Macedo (PDT) e as vereadoras de São Domingos do Maranhão Patrícia Lucena e Valéria Brandão promoveram ,na tarde de ontem (09), duas partidas de futebol feminino no Estádio Municipal "Pereirão", sendo a primeira entre  o time principal do Sampaio Correia de São Luís e o time Beija Flor de São Domingos do Maranhão; e a segunda partida entre o time B do Sampaio Correia e o time Gaivotas, igualmente de São Domingos do Maranhão.
Segundo a parlamentar, é necessário incentivar o esporte em geral e, em particular, o esporte para as mulheres de todo o estado, uma vez que há talentos e muita força de vontade nas mulheres maranhenses.
Valéria Macedo disse que "a promoção do esporte para mulheres é uma necessidade vital para desenvolvimento delas, pois democratiza o acesso ao esporte, incentiva uma vida saudável, uma sociedade mais sadia e equilibrada, participativa, além de evitar o envolvimento das jovens com o mundo das drogas e outras práticas indesejáveis e maléficas para o desenvolvimento social e humano", acrescentando ainda que “além disso, tudo o esporte promove a descoberta de novos talentos dando as meninas novas oportunidades de  estudo, trabalho e lazer".   
A vereadora Patrícia Lucena, idealizadora do projeto, ressaltou a importância do esporte na vida da população em geral e das mulheres em particular. Lucena que é enfermeira destacou os talentos em que há no município no futebol feminino e agradeceu o apoio da deputada Valéria Macedo e de seu marido advogado Dr. Marco Aurélio Gonzaga.
“É um momento único, pois o esporte traz vida para essas mulheres. Os times estavam meio desanimados, mas queremos trazer a reestruturação do futebol feminino e graças a Deus temos o apoio de uma deputada que tem um olhar sensível para as mulheres e para as causas sociais. Ela para mim é um marco, é um diferencial, voltada para diversas áreas do social como saúde, segurança, esporte, ela quer o bem estar do nosso povo”, ressaltou.
A vereadora Valéria Brandão disse que jogos como estes trazem desenvolvimento para o futebol feminino, e que dará todo o apoio na Câmara Municipal para a doação de um campo de futebol. “Temos uma deputada muito atuante e está nos dando o maior apoio para as nossas ações. Estamos também contando com seu apoio para adquirirmos um campo de futebol no Zé Piano, para desenvolver ainda mais o esporte. Desde já, agradeço a Valéria Macedo e vamos seguir em frente com força e confiança”.
O empresário Fernando Galdino, que esteve presente durante todos os jogos, contou sobre o amor que a população de São Domingos do Maranhão tem pelo esporte e parabenizou a deputada Valéria Macedo e a vereadora Patrícia Lucena pela iniciativa.
“É importante esse apoio ao esporte e, principalmente, ao futebol feminino de São Domingos. No nosso município as pessoas gostam de futebol, tanto masculino e feminino. Só que na realidade, o feminino tem pouco apoio, mas temos duas mulheres vereadora Patrícia Lucena e a deputada Valéria Macedo que têm  a preocupação com a mulher, na área da saúde, da educação, com o social. E esse momento vem  coroar os esforços da  nossa deputada Valéria, o seu esposo Dr. Marco Aurélio, que tem raízes familiares em nosso município, e a nossa vereadora guerreira Patrícia Lucena”, finalizou.
O vereador do município de Dom Pedro, Fábio Amâncio (PCdoB), que declarou todo o seu apoio à deputada Valéria Macedo e ao Marco Aurélio Gonzaga no município de Dom Pedro, diante do trabalho que a parlamentar vem executando no estado, prestigiou toda a partida de futebol e elogiou a parlamentar pelo seu incentivo ao esporte.
 “Declaramos o nosso apoio à deputada Valéria Macedo para as eleições de 2018, diante do seu belíssimo trabalho, e observo também seu olhar para o nosso município de Dom Pedro, pois temos obras que são frutos de suas emendas. Temos poços artesianos, venho analisando toda as suas ações em prol do social, junto com seu esposo. Tenho acompanhado seu trabalho na Procuradoria da Mulher na Assembleia e hoje mais uma vez pude constatar sua sensibilidade para com as mulheres e para o esporte  com esses jogos”, relatou.
O diretor de futebol feminino do Sampaio Correia, Evandro Marques, afirmou que é importante esses jogos para descobrir jogadoras e treinar para campeonatos maiores. Ele agradeceu todo o apoio da deputada junto com a vereadora Patrícia Lucena, da Deputada Valéria Macedo diante de toda a estrutura que receberam de hospedagem, transporte e alimentação.
“Foi um grande incentivo, das parlamentares para esse amistoso. Precisamos fazer essa corrida pelo Maranhão, porque sabemos que nesse estado é o celeiro de craques, tanto no futebol masculino como feminino e estamos garimpando as meninas de alguns times daqui e levando para São Luís, para trabalharmos mais. Temos meninas de outros municípios que jogam no Sampaio Correia como de Balsas, Codó, Imperatriz e  hoje o futebol feminino vai ganhar muito mais”, reiterou.
Valéria Macedo disse ainda que ficou muito feliz com a escolha de duas jogadoras femininas de dois times de São Domingos do Maranhão, que passaram a treinar no Sampaio Correia em São Luís do Maranhão, trata-se das craques Cananda e Denise, conhecida como Formiga dos times Gaivotas e Beija Flor, as quais foram garimpadas para o time do Sampaio Correia.
A deputada Valéria Macedo agradeceu o apoio do Governador Flávio Dino, do Secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, e o Secretário de Esporte do Município Jorge Tôsa e reafirmou seu compromisso de promover as modalidades esportivas voltadas para as mulheres, especialmente.


0/Post a Comment/Comments