Depois de 12 horas e 40 minutos chega ao fim o julgamento mais esperado de Grajaú


Foram cerca de 12 horas e 40 minutos do júri mais esperado de Grajaú, que tinha como objetivo julgar o acusado Israel de Sousa Silva vulgo “Rael” que assassinou a golpes de faca a estrela Grajauense Paulo Wanderson Feitosa Alvarenga cantor, tocador e proprietário da banda Wanderson e Cia.
Foi a primeira vez na história de Grajaú que a plenária de um júri ficou bastante lotada que, houve necessidades de transferir o julgo para a Câmara municipal de vereadores, devido ser mais ampla e ter maior espaço. Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16) de agosto, quando foram escolhidos os 07 jurados que compõem o julgamento e dão o veredito final, a população esperava ansiosa para ver os argumentos das testemunhas.
No primeiro momento 07 testemunhas, entre acusação e defesa prestaram todos os esclarecimentos necessários do que presenciaram, ou souberam durante o momento em que o representante do MP (Ministério Público) Crystian Gonzalez Boucinhas perguntava, assim também como; os advogados de defesas que, eram 04 na defesa de Israel.
De todos que falaram perante a presença do juiz, dos jurados, do promotor e dos advogados, três dessas testemunhas tiveram um papel importante em seus depoimentos. Uma foi a que vinha com o cantor e os dois menores que falaram do que ouviram ou, sabiam. Toda a história do ocorrido foi relembrada neste julgamento.
Após ouvir todas as testemunhas arroladas ao processo, o representante do MP ouviu o acusado. Que em seu depoimento mudou as versões que deu nos dois anteriores, neste final ele disse diante de todos que furou o cantor Wanderson porque foi em legitima defesa, pois segundo ele Wanderson teria lhe agredido há meses atrás e no momento do ocorrido, teria pegado um chute de Wanderson.
Argumentos que não convenceu o Ministério Público, que alegou ser uma tática de defesa instruída pelos advogados.
Logo depois ocorreu o intervalo para o almoço, retomando as 13h30min onde ocorreu os debates entre MP e defesa, com direito à replica e tréplica. Após ter se estendido o restante da tarde o debate entre defesa e acusação, no inicio da noite o povo foi retirado do prédio para a votação dos jurados, no retorno o juiz leu a sentença aprovada pelos jurados. Israel de Sousa foi condenado há 15 anos e 07 meses de prisão em regime fechado, de inicio a ser cumprido na SEAP de Grajaú, em seguida será conduzido para a penitenciaria de Pedrinhas.
Em entrevista ao De Olho em Grajaú Dr. Crystian que era o acusador pelo MP disse que acredita que tenha sido feito justiça, segundo Dr. Crystian ele está satisfeito porque realmente foi o que ele pediu aos jurados e, os jurados entenderam que Rael deveria ser condenado. De acordo com o promotor a defesa ainda pode recorrer e o tribunal avaliar, mas, muito difícil de reformar e que depois de cumprir 2/5 da pena o réu pode ir para o semiaberto.

O representante do MP disse que terá que cumprir no regime fechado até chegar o semiaberto e, deve ser transferido para a Penitenciaria de Pedrinhas, devido ele ter sido condenado. A prisão em Grajaú era provisória antes da sentença e, agora que foi condenado deve ser transferido declarou Dr. Crystian.
Conversamos também com Dr. José Felipe um dos  advogados de defesa de Israel, e ele disse que; o resultado final do caso Rael partiu pelo clamor da sociedade, como a vitima era uma pessoa querida foi feito o possível, com as provas que tinham nos autos e os meios de defesas, mas ficaram um pouco triste da maneira como os jurados o condenaram, mas respeitam a soberania dos mesmos e como ele é um jovem de apenas 20 anos, irão ainda recorrer para diminuir a pena. Pois segundo o advogado foi uma pena alta, até por causa da idade e da confissão dele.
O blog entrevistou também a atual dona da Banda e irmão de Wanderson, Wanessa Alvarenga que disse o seguinte; Eu estou satisfeita, porque ele tinha que pagar o meu maior medo era a gente passar esse tanto de hora aqui e, ele sair absolvido. Estou muito agradecida pelo promotor ele foi ótimo maravilhoso na parte dele, quero muito agradecer ele e todas as pessoas que vieram o sentimento de cada um que se fez presente eu me sinto sem palavras.

Eu vi tantas pessoas e, nessa noite muita gente chegando para ver o resultado, agora eu percebi o quanto meu irmão Wanderson era querido em Grajaú, obrigado a todos afirmou Wanessa.










0/Post a Comment/Comments