No dia 12 de setembro de 2017, a Defensoria Pública
de Barra do Corda, através do Defensor Público Jessé Mineiro de Abreu e equipe
realizou inspeção no SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Barra
Corda.
O que motivou a Inspeção, foram reclamações da
população acerca da demora da chegada das ambulâncias após as informações de
emergências, bem como a dificuldade de comunicação com o SAMU.
Segundo foi apurado, Barra do Corda foi incorporada
à regulação de Imperatriz-MA. Assim, a central telefônica fica na cidade de
Imperatriz. Após a ocorrência de algum sinistro, a população, ao ligar para o
número 192 é transferido para a central em Imperatriz, que, em seguida, faz a
comunicação para a unidade de Barra do Corda.
Segundo o relatório da Inspeção, "essa
metodologia é falha, eis que causa uma demora muito grande no atendimento, pois
coloca um interlocutor desnecessário entre as vítimas do acidente e à unidade
socorrista".
Ainda segundo o relatório da inspeção, "A
própria equipe de profissionais do SAMU foi uníssona ao afirmar que a retirada
da Regulação de Barra do Corda para Imperatriz foi muito DANOSO ao atendimento
e, tratando-se de atendimento de urgência, alguns minutos perdidos na
comunicação podem levar à morte do paciente. Segundo informado por
Policias Militares, a população não está a conseguir ligar para o 192, e está a
ligar para o 190 em caso de acidentes, o que desloca o atendimento que deveria
ser policial para urgência de saúde".
A Defensoria Pública expediu
recomendação para que a regulação do SAMU retorne para Barra do Corda e, em
caso de não acatamento da Recomendação, será ajuizada Ação Civil Pública.
BCN