Valeria Macedo inaugura poço reivindicado por Lucas Brandão no bairro Quem Dera


A novela de quem teria reivindicado o poço artesiano para o bairro Quem Dera, terminou na tarde desta sexta-feira (15), quando o vereador Albertinho da Saúde disse em sua fala que a reivindicação do poço foi do jovem de 18 anos Lucas Brandão, presidente da AMICIG (Associação de Músicos em Iniciação de Grajaú) filho de Eliomar Lima Ferreira dono da Visual Comunicação.

O poço foi reivindicado pelo jovem, por causa de um terreno que a família dele tem no local e, diante disso o assunto foi levado ao vereador Albertinho, que levou para a deputada Estadual Valeria Macedo, que também reivindicou junto ao governador do MA Flávio Dino e foi assim que o poço foi perfurado.

O poço foi inaugurado nesta tarde de sexta-feira (15) pela deputada estadual Valeria Macedo, juntamente com lideranças politicas como; Simone Limeira, Deputado Deoclides Macedo, Dr. Marcos Aurélio, Ricardo Arruda, Raimundo diretor do SAAE e lideranças comunitárias. Que representando os moradores do local ficaram satisfeitos com a chegada da água no setor.

Em suas falas os lideres do local esclareceram a importância do poço artesiano para a comunidade, foi à realização de um sonho que há tempos o povo almejava e, que ainda não tinha chegado. Um dos lideres desabafou para a deputada, que o povo vive na seca sem o apoio do poder publico, recebendo água em caminhões pipas enferrujados que não dão conta do recado.

O diretor do SAAE disse que agora os moradores estão de parabéns porque água é vida e a mesma chegou, o que vai acontecer agora é a distribuição da encanação que já foi comprada pelo governo municipal, para a distribuição da rede. Ele ainda pediu para que os moradores comecem a fazer seus cadastros e, anunciou que a rede do poço será interligada ao poço do IFMA para aumentar a vasão do abastecimento.

Simone Limeira destacou a importância do governo do estado nesta obra, segundo ela o governador já tem perfurado centenas de poços em várias partes do MA e, isso só tem aumentado a credibilidade do povo do Maranhão no governador Flávio Dino. Simone destacou que a água na casa dos moradores é uma das coisas mais importantes, pois uma dona de casa não pode ficar sem esse liquido valioso e, orientou que com a água os moradores vão poder ter em seus quintais a horta para produção de verduras e também a criação de animais, finalizou dizendo que mais investimentos do governo devem chegar a Grajaú.

O deputado Federal Deoclides Macedo que participou da inauguração da obra, relembrou sua ex-administração na frente da prefeitura de Porto Franco. Segundo o deputado ele deixou a cidade de Porto Franco com 99,9% de água nas casas dos moradores, um avanço de bastante importância para quem necessita do liquido. O deputado Deoclides ressaltou a importância de Grajaú no cenário estadual e nacional, assim como parabenizou o povo pela conquista desta grande obra.

Em seguida as autoridades descerraram a placa da obra do poço artesiano e fizeram a abertura do registo do poço, junto com a deputada Valeria Macedo, a água jorrou cerca de 5 metros de distancia, deixando assim os moradores felizes.
Em entrevista a deputada disse o seguinte; Que é uma felicidade enorme de trazer esse bem maior para o povo que é a água, junto com seu governador Flávio Dino, que atendeu sua emenda parlamentar e hoje a água chegou ao povo da Vila Nova conhecida como Quem Dera. Segundo a deputada água é vida e é com a água que se produz e essas famílias há muito anos precisavam desta água que não tinha, ela como deputada da região tem mantido sua luta pelas causas sociais e que como mulher, sabe a necessidade da água em casa.

Ela disse que hoje está ai a realidade, que o poço é importante e que através dele haverá parceria com outros sistemas de abastecimentos de água vindo do outro poço e que, o compromisso do prefeito que foi falado pelo seu filho Ricardo é integrar as duas redes para maior distribuição. A deputada finalizou dizendo que os projetos do governador serão concluídos e um dos principais é estes poços artesianos que levam água para o povo. Valeria disse que vai continuar na luta levando água para seu povo em toda região do estado e, tudo que tiver ao seu alcance, melhorando assim a vida da população do Maranhão junto ao governador.

O secretario de Administração Ricardo Arruda representando o prefeito Mercial, disse que é uma alegria muito grande para o bairro e para o município a chegada do poço, trazido pela deputada Valeria Macedo. Ricardo disse que o município agora está assumindo este poço e vai executar a rede de distribuição de água é um compromisso já feito com a população do bairro, de acordo com Ricardo boa parte do material de redistribuição da rede já foi comprado e que a área é muito grande e não tem como garantir de imediato à distribuição, mas grande parte já vai ser realizada e que a interligação do poço do local com o do IFMA, irá facilitar mais ainda a evasão de água para a população. E uma das coisas que o secretario destacou, foi à importância da politica de união de esforços em prol da população, ou seja, o governo do estado cava o poço, o município assume e distribui a rede de água aos moradores, segundo Ricardo Arruda essa a politica mais importante em prol da sociedade.


No final a chave do poço foi entregue pelas autoridades, ao diretor do SAAE e seus funcionários.





0/Post a Comment/Comments