Fenômeno no Sol chamou atenção de Grajauenses


Fotos (Leopoldo Viana)
Um fenômeno óptico conhecido como halo chamou a atenção dos grajauenses na tarde deste sábado (07). Um círculo colorido se formou em volta do sol. Segundo a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), Elizabeth Alves Ferreira, o fenômeno se dá devido a nuvens carregadas de cristais de gelo que são atravessadas pela luz solar.

De acordo com o Inmet, essas nuvens carregadas de partículas de gelo estão a seis quilômetros da superfície terrestre e indicam a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade. "Neste caso, o fenômeno indica a chegada de altos níveis de umidade, mas só a seis quilômetros da superfície, porque a umidade nos próximos dias está prevista para atingir índices de aproximadamente 20%", explica Elizabeth Alves.

 O professor Cláudio Souza Martins, astrônomo do planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), ressaltou que o halo não é um fenômeno muito frequente. Ele, que tem 61 anos, só viu isso acontecer duas vezes.


No interior quando éramos crianças, aprendemos a chamar isto de “Lagoa no sol ou na Lua”, linguaja dos mais idosos, passado de geração em geração.

0/Post a Comment/Comments