Movimento Policia Legal trás transtorno entre policial e delegado em Grajaú


O movimento Policia Legal foi deflagrada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão. A decisão pelo “Polícia Legal” foi tomada em assembleia da categoria no mês de dezembro.
Através do movimento, a categoria vai expor as inúmeras deficiências estruturais e institucionais da Polícia Civil. O “Polícia Legal” é alicerçado em um Código de Conduta, que está sendo distribuído nas delegacias. Mas esse movimento não tem trazido bons resultados entre o delegado de policia de Grajaú Kairo Cley e o policial civil Amaury, que está expondo o seu ponto de vista de acordo com o que ele acha correto, mas o delegado não ver da mesma forma.
Segundo o delegado de policia o policial está colocando banca para não trabalhar, que estaria fazendo corpo mole para não registrar BO (Boletins de Ocorrências) em seus dias de plantões e, que ainda estaria destratando das pessoas não atendendo mesmo quando estão no movimento reivindicatório. E ainda de acordo com as informações do delegado o policial estaria ameaçando administrativos para que não registrem BOs nem tomem depoimentos em caso de prisões, que esse fato dos BOs já é antigo na delegacia.
O delegado disse que o direito de registrar ocorrência é do cidadão, que nenhuma pessoa pode impedir nem o investigador, nem o escrivão e muito menos o delegado poderá impedir isso. Ele disse que não tem horário para registros dessas ocorrências tanto faz o delegado está ou não autorizando, que se fosse assim o próprio delegado registraria a ocorrência, para o delegado as pessoas tem o direito de registrar suas ocorrências na delegacia e, levar o documento para casa.
Para Dr. Kairo essa exigência do policial de colocar as pessoas para ir falar primeiro com ele (delegado) é uma forma de não trabalhar e isso prejudica o próprio movimento Legal, o delegado declarou que isso que está sendo feito é maldade com as pessoas e que irá comunicar aos superiores o que está acontecendo. Para o delegado isso não ocorre só no movimento de reivindicação dos PCs, porque segundo ele os outros policiais estão no mesmo movimento e têm o bom senso de como tratar as pessoas e, que não colocam a culpa no delegado de não estarem trabalhando. O delegado afirmou que essa questão de dizer que a pessoa não pode registrar sua ocorrência isso é mentira porque o cidadão tem o direito.
Procurado para ouvir sua versão, o policial Amaury disse o seguinte; que tudo isso está no manual do sindicato da SINPOL que a policia legal tem que fazer o cumprimento da lei, que ele vai cumprir suas funções, suas atribuições que exige a lei, mas que tem funções indelegáveis que ninguém pode mandar outra pessoa fazer que só a própria pessoa tenha o poder de fazer. Segundo ele há muito tempo em Grajaú que tem investigador que toma conta da delegacia e, faz funções que não tem que fazer e que isso é contra a lei e o Ministério Público não apoia isso.
Amaury disse que antes de iniciar o registro de ocorrências, espera receber que o responsável chegue e diga; olha o caso dessa pessoa é isso e tal... E você registre dessa forma. Para Amaury antes se trabalhava na forma irregular e que hoje é diferente, só irá trabalhar de acordo com aquilo que seja suas obrigações e, que não vai trabalhar com aquilo que ele não é obrigado. Amaury disse que está cumprindo um regimento do estatuto da SINPOL e que não tem porque descumprir esta lei que lhe assegura.

Para ele o delegado pode levar o caso para a corregedoria porque ele também tem seus argumentos, declarou que não está tratando mal ninguém, e que tudo que for feito na delegacia tem que ser baseado na lei e, usou o código da conduta operacional como base. Onde toda e qualquer deficiência deve ser execrada em relatórios ou certidão consignado em termo próprio e encaminhado ao chefe da unidade como justificativa do não cumprimento da missão.

O presidente da SINPOL Elton Neves entrou em contato com o De Olho em Grajaú e disse que; tudo que está acontecendo no MA que se refere ao movimento Policia Legal está dentro da lei, que tem o apoio de várias autoridades policias entre outros delegados do interior. Segundo Elton Neves todo e qualquer policial que agir dentro dos procedimentos do estatuto, terão apoio total do sindicato, para ele o movimento dos policias de Grajaú está respaldado pela lei do estatuto e tem todo apoio total da SINPOL.

0/Post a Comment/Comments